Semana Santa: O que pode ser feito e o que é proibido no Sábado de Aleluia? Veja

A data marca o luto pela morte de Jesus e a expectativa por sua ressurreição, sendo, para muitos, um momento de respeito, oração e silêncio

Publicado em 18/04/2025 às 19:47
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Sábado de Aleluia, celebrado entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, carrega uma série de tradições e recomendações no calendário cristão.

A data marca o luto pela morte de Jesus e a expectativa por sua ressurreição, sendo, para muitos, um momento de respeito, oração e silêncio.

Apesar de menos solene do que a Sexta-feira Santa, ainda exige cuidado com certos costumes e atividades.

O que pode ser feito

Entre as práticas permitidas, estão as orações em família, a participação na Vigília Pascal e a manutenção de um clima de reflexão.

Em muitas cidades, também é tradicional o “malhação do Judas”, boneco que simboliza a traição e é destruído publicamente, acompanhado de sátiras e críticas sociais. A ação, mesmo popular, deve ser realizada com segurança e sem incitação à violência.

O que é proibido

Por outro lado, festas agitadas, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e eventos profanos são desaconselhados pela Igreja Católica nesse período.

Atos de desrespeito às práticas religiosas, especialmente próximos às igrejas ou procissões, podem ser vistos como ofensa.

O comércio funciona normalmente, mas recomenda-se manter o tom respeitoso até a noite, quando se celebra a ressurreição.

Tags

Autor