Pode comer carne branca na Sexta-feira Santa? Veja o que diz a Igreja

Na Sexta-feira Santa, a Igreja orienta evitar carnes vermelha e branca, como ato de penitência e memória ao sacrifício de Jesus Cristo.

Publicado em 18/04/2025 às 9:09
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A tradição da Igreja Católica é que, na Sexta-feira Santa, os fiéis se abstenham de comer carne como um ato de penitência e em memória do sacrifício de Jesus Cristo.

Quanto à carne branca, a orientação geral da Igreja é evitar tanto a carne vermelha quanto a carne branca na Sexta-feira Santa. A abstinência se aplica tradicionalmente à carne de animais de sangue quente, como bovinos, suínos, aves (frango, peru, etc.) e outros mamíferos.

Portanto, de acordo com a tradição da Igreja Católica, não se deve comer carne branca na Sexta-feira Santa.

No entanto, é importante notar que as conferências episcopais de cada país podem oferecer diretrizes específicas ou permitir substituições para a abstinência de carne por outras formas de penitência, como obras de caridade ou outras práticas religiosas. Além disso, algumas pessoas podem ter dispensas por motivos de saúde ou idade.

Em geral, na Sexta-feira Santa, os católicos costumam substituir a carne por peixes e frutos do mar, que não são considerados carne pela tradição nesse contexto de abstinência. Ovos, laticínios e alimentos à base de vegetais também são permitidos.

Em caso de dúvidas específicas, é sempre recomendado consultar as orientações da sua diocese ou paróquia local.

Foto: Pixabay
Páscoa - Sexta-feira da Paixão - Sexta-feira Santa - Foto: Pixabay

Tags

Autor