Pode comer carne branca na Sexta-feira Santa? Veja o que diz a Igreja
Na Sexta-feira Santa, a Igreja orienta evitar carnes vermelha e branca, como ato de penitência e memória ao sacrifício de Jesus Cristo.

Clique aqui e escute a matéria
A tradição da Igreja Católica é que, na Sexta-feira Santa, os fiéis se abstenham de comer carne como um ato de penitência e em memória do sacrifício de Jesus Cristo.
Quanto à carne branca, a orientação geral da Igreja é evitar tanto a carne vermelha quanto a carne branca na Sexta-feira Santa. A abstinência se aplica tradicionalmente à carne de animais de sangue quente, como bovinos, suínos, aves (frango, peru, etc.) e outros mamíferos.
Portanto, de acordo com a tradição da Igreja Católica, não se deve comer carne branca na Sexta-feira Santa.
No entanto, é importante notar que as conferências episcopais de cada país podem oferecer diretrizes específicas ou permitir substituições para a abstinência de carne por outras formas de penitência, como obras de caridade ou outras práticas religiosas. Além disso, algumas pessoas podem ter dispensas por motivos de saúde ou idade.
-
A quaresma acaba na Sexta-feira Santa? Veja quando é o último dia de penitência da Semana Santa, segundo Igreja
-
Semana Santa: O que vai abrir e o que vai fechar a partir de amanhã (18/04), Sexta-feira Santa? Confira
-
Mensagem de Bom Dia Semana Santa: Confira frases abençoadas para esta quinta-feira (17/04)
Em geral, na Sexta-feira Santa, os católicos costumam substituir a carne por peixes e frutos do mar, que não são considerados carne pela tradição nesse contexto de abstinência. Ovos, laticínios e alimentos à base de vegetais também são permitidos.
Em caso de dúvidas específicas, é sempre recomendado consultar as orientações da sua diocese ou paróquia local.