Páscoa: dicas para curtir o período mais doce do ano sem prejudicar a saúde bucal

Na Páscoa, o consumo de chocolate cresce, mas é preciso redobrar os cuidados com a saúde bucal, especialmente entre as crianças.

Publicado em 17/04/2025 às 11:00
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A chegada da Páscoa é sempre sinônimo de amor, alegria, confraternização, e também de muito chocolate. Em 2024, por exemplo, de acordo com um levantamento realizado pela divisão Worldpanel da Kantar, as compras de chocolates nesse período (março e abril) cresceram 15% em relação a 2023. Dados como este comprovam que o item segue indispensável para muitos.

No entanto, para os especialistas, essa é uma época para reforçar ainda mais os cuidados com a saúde bucal, devido ao excesso de açúcar, especialmente entre as crianças, público que costuma consumir grandes quantidades de doces em pouco tempo.

Para ajudar famílias a aproveitarem a data sem comprometer o sorriso, a cirurgiã-dentista Liana Studart, da Odonto FPS, preparou orientações simples e eficazes para manter os dentes protegidos.

A profissional lembra que o consumo excessivo de chocolates e doces, principalmente durante a Páscoa, pode aumentar o risco da doença cárie, bem como de outros problemas dentários.

"Definir um momento especial para desfrutar dessas guloseimas é considerado menos prejudicial do que comer pedacinhos ao longo do dia, sem que haja escovação dos dentes depois, pois a alta frequência de alimentos açucarados mantém o pH bucal ácido por mais tempo, favorecendo a formação das lesões de cárie”, explica.

Além da orientação sobre o consumo consciente, a Dra. Liana recomenda atenção à higiene bucal após o consumo de doces.

“A escovação correta, até 30 minutos após a ingestão, é essencial para evitar o acúmulo de placa bacteriana e a formação de lesões de cárie”, reforça.

Dicas rápidas para uma Páscoa mais saudável

- Lembrar que crianças menores de dois anos não devem consumir açúcar. E, mesmo que a criança seja maior de 2 anos, estabelecer regras e horários de consumo;

- Evitar “beliscar” doces o dia inteiro - o ideal é consumir em um único momento e escovar os dentes logo depois;

- Preferir chocolates com menor quantidade de açúcar (meio amargo, amargo) e com maior teor de cacau (no mínimo 60%);

- Incentivar as crianças a beberem água após comer doces e antes da escovação - estimula a salivação e faz muito bem à saúde;

- Manter a escovação com fio e creme dental com flúor, pelo menos 2 vezes ao dia, e se ocorrer o consumo durante o dia, realizar mais uma vez a escovação.

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor