The Pitt: conheça a série de drama médico que está tomando conta das redes sociais
Com atuações gloriosas, enredo envolvente e uma mistura equilibrada de drama, comédia e imprevisibilidade, a série está sendo recheada de elogios.

Clique aqui e escute a matéria
Grey's Anatomy, Chicago Med, The Good Doctor, House M.D. e Private Practice. Essas séries possuem mais do que a temática de medicina em comum: a audiência fiel dos espectadores que amam a trama da vida de médicos e seus dramas pessoais.
As obras citadas são apenas algumas de um mercado televisivo que conquista um público que se propõe a assistir fielmente o máximo de séries que exploram o mundo da medicina e como os profissionais da área lidam com seus problemas particulares dentro do ambiente de trabalho.
Claro, não são todas que exploram de uma boa qualidade. A grande maioria deixa a desejar no quesito dos enredos, lotados de previsibilidades; exageram na dose de drama; e são regadas à atuações mornas.
Esse não é o caso de The Pitt.
Sobre o que é The Pitt?
O sistema de saúde dos Estados Unidos é conhecido pela ausência total de órgãos governamentais, ou seja, não existe uma rede pública de sáude.
Os hospitais particulares acabam sendo a única opção para quem busca ajuda médica, com ou sem plano de saúde. E os mais baratos, logicamente, acabam sendo a escolha mais conveniente, resultando, então, numa superlotação nas salas de emergências.
Essa é a situação do Pittsburgh Trauma Medical Hospital, chamado pelos funcionários carinhosamente de "The Pitt", que numa tradição para português siginifica "buraco".
A série tem o diferencial de que toda a sua temporada conta a história de um único dia, com cada um dos 15 episódios apresentando a história de uma hora do plantão, seguindo a sequência cronológica de 15 horas.
A equipe de emergência é liderada pelo Dr. Robby, um médico que carrega o trauma de ter perdido o seu mentor para a Covid-19.
O líder deve chefiar não somente os médicos residentes mas também uma nova turma de internos, ou seja, estudantes de medicina que estão em seus últimos anos de faculdade.
A dinâmica torna-se envolvente quando médicos experientes se transformam em professores dos estudantes, que buscam o máximo de validação, e até mesmo extrapolam os limites da relação aluno-mestre, em meio a casos clínicos diversos dentro de uma emergência.
Recepção
A nova série da HBO, disponível no streaming da Max, é mais uma grande adição na extensa lista de séries médicas, e vem dando o que falar — positivamente — na internet. E os elogios não vêm apenas dos espectadores, a crítica especializada também traz reviews animadoras.
No Rotten Tomatoes, site de avaliações de obras televisas e cinematográficas, a aprovação da crítica é de 93%. No Metacritic, que usa média ponderada no sistema de pontuação, a nota é 76/100.
Semelhança com a realidade
The Pitt também se destacou por ser uma série que se aproxima da realidade que os médicos vivem durante os plantões.
Sem exageros de dramas pessoais, ou interrupções sem sentido, e sem o ritmo calmo que estamos acostumados a assistir nas demais séries.
Personagens e elenco
O protagonista de The Pitt, Dr. Robby, é interpretado por Noah Wyle, que inclusive já viveu outro médico na série E.R.: Plantão Médico.
O personagem de Wyle é gentil e convincente, é fácil de entender o porquê de todos confiarem nele. Sua presença como autoridade nas cenas não é ameaçadora, mas tranquilizadora.
Os médicos residentes e os internos transitam entre personalidades distintas. Langdon (Patrick Ball) e Santos (Isa Briones) trocam faíscas de competitividade e obviamente não serão grandes amigos, justamente por ambos carregarem um gênio forte de autoconfiança e individualismo.
Mel (Taylor Dearden), uma profissional neurodivergente, une competência com altruísmo nos casos. Mohan (Supriya Ganesh), que traz sensibilidade aos seus pacientes, é complacente demais para o gosto de Robby.
Os rostos presentes no elenco não possuem tantos trabalhos expressivos nos currículos, mas não ficam para trás na atuação.
Qual futuro de The Pitt?
A primeira temporada estreou na Max no dia 9 de janeiro e foi encerrada no dia 10 de abril, com episódios semanais.
A segunda temporada já foi confirmada e os atores também já asseguraram o retorno do elenco integral. E, seguindo na direção oposta do que vemos hoje em dia no mercado de streamings, ela não demorará para chegar. Sua estreia está prevista para janeiro de 2026, aproximadamente um ano após o lançamento da primeira temporada.
The Pitt é uma série original HBO e está disponível no streaming da emissora, Max.
VEJA TAMBÉM: 5 doramas de romance viciantes para assistir na Netflix