Cannes 2025: Projeto Paradiso oferece apoio inédito para delegação de talentos no maior mercado de cinema do mundo
Em um ano marcado pelo protagonismo brasileiro na França, 15 produtores da Rede Paradiso de Talentos recebem credenciais para Cannes

Clique aqui e escute a matéria
Em 2025, o Brasil será o País de Honra no Marché du Film, mercado de negócios do Festival de Cannes, que acontece de 13 a 21 de maio na França.
Para fortalecer a presença brasileira, o Projeto Paradiso apoiará pela primeira vez uma delegação composta por 15 produtores da Rede Paradiso de Talentos. Os filmes brasileiros selecionados, como “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, anunciado nesta quinta-feira, também recebem apoio do programa Brasil no Mundo.
Desde 2020, o programa Brasil no Mundo – eixo de internacionalização do Projeto Paradiso –, destina aportes financeiros para impulsionar a presença brasileira em Cannes. Os recursos, que vão até R$ 50 mil por filme, são direcionados à participação de obras nacionais em diversas seções do festival, cobrindo desde custos de logística até estratégias de promoção internacional.
Quatro curtas-metragens produzidos no projeto Directors’ Factory Ceará Brasil vão abrir a Quinzena de Cineastas, uma das principais mostras paralelas do evento.
O projeto, patrocinado pelo Governo do Ceará em parceria com a Quinzena e com curadoria do diretor cearense Karim Aïnouz, reúne quatro profissionais do Norte e do Nordeste em colaboração com outros quatro estrangeiros.
O Projeto Paradiso apoia a iniciativa e também levará a Cannes os produtores das obras. Além da exibição, os profissionais farão um pitching de seus projetos de longas-metragens no mercado francês.
O Projeto Paradiso também aproveitará o palco internacional do Marché du Film para fazer dois anúncios: a seleção do participante da Pop Up Film Residency – residência para desenvolvimento de roteiros que neste ano será realizada em Revine Lago (Itália) – e a escolha da roteirista que participará do exclusivo programa de mentorias com a premiada cineasta argentina Lucrécia Martel.
Esta última iniciativa, realizada em parceria com a Fundación Fondosa (Argentina), foi concebida especificamente para impulsionar o trabalho de roteiristas mulheres da Rede Paradiso de Talentos.
"O convite para ser País de Honra em Cannes não chegou por acaso, é o reconhecimento de uma geração de profissionais do audiovisual que tem ganhado força e projeção externa", afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
"Com a nossa delegação em Cannes, buscamos aproveitar esse momento simbólico para promover ações concretas, colocando produtores brasileiros no centro das negociações internacionais, onde podem fechar acordos, entender tendências globais e posicionar seus projetos no radar do mercado. É a materialização da nossa crença: o talento brasileiro precisa estar onde as decisões são tomadas”, finaliza.
O convite para o Brasil receber a honra em Cannes e fruto de uma parceria do Marché du Film com o Ministerio da Cultura do Brasil em colaboracao com o Ministerio das Relacoes Exteriores, por meio do Instituto Guimaraes Rosa e da Embaixada brasileira na Franca, e da ApexBrasil.
O convite para o Brasil como País de Honra no Marché du Film 2025 consolida o reconhecimento internacional da produção audiovisual brasileira e abre novas perspectivas para profissionais do setor.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto?Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga?Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos.
Focado na internacionalização, ?atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.?Desde 2019 a iniciativa já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.