Ovo: a proteína completa que beneficia todas as fases da vida
Rico em nutrientes essenciais, o alimento contribui para uma alimentação equilibrada e promove a saúde em diferentes fases da vida

Clique aqui e escute a matéria
O Instituto Ovos Brasil (IOB) reforça a importância do ovo como uma das mais completas fontes de proteína de alta qualidade, acessível e versátil.
Rico em nutrientes essenciais, o alimento contribui para uma alimentação equilibrada e promove a saúde em diferentes fases da vida – da infância à terceira idade – além de beneficiar gestantes, atletas e ovo-vegetarianos ou vegetarianos não estritos.
“O ovo é um alimento completo, que oferece proteínas de alto valor biológico com todos os aminoácidos essenciais, além de vitaminas A, D, E, K e do complexo B, minerais como ferro e fósforo, além de colina e carotenoides como luteína e zeaxantina, fundamentais para a cognição e a saúde ocular”, explica a nutricionista do Instituto Ovos Brasil, Lúcia Endriukaite.
Benefícios do ovo em cada etapa da vida:
- Crianças: Auxilia no crescimento, desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico;
- Gestantes: Fonte de colina, essencial para o desenvolvimento do cérebro e do tubo neural do feto;
- Idosos: contribui com a manutenção da massa muscular e protege a visão com seus antioxidantes naturais;
- Atletas: Fonte de proteína para recuperação muscular e melhor desempenho físico e vitaminas que contribuem com o fornecimento de energia;
- Vegetarianos não estritos: Alternativa rica em vitamina B12, colina e ácido fólico.
“O ovo é ainda prático e versátil. Pode ser incluído em refeições principais, lanches ou até mesmo em preparações mais elaboradas com vegetais, elevando o valor nutricional das receitas de forma simples e saborosa”, completa Lúcia.
Colesterol e coração: o que diz a ciência
Embora por muitos anos tenha sido alvo de mitos, estudos recentes comprovam que o colesterol presente no ovo tem impacto mínimo no colesterol sanguíneo.
Uma meta-análise publicada no American Journal of Medicine (2021) apontou que o consumo moderado de ovos não está associado a maior risco de doenças cardiovasculares.
“O trabalho do Instituto Ovos Brasil é justamente mostrar, com base científica, que o ovo pode e deve fazer parte de uma alimentação variada e equilibrada”, afirma a nutricionista.
Ovo na dieta moderna e em diferentes perfis alimentares
O ovo também se encaixa com facilidade em diversas dietas, como a low-carb, mediterrânea e em dietas que excluem lactose e glúten. Além disso, versões como a clara industrializada e os ovos enriquecidos com ômega-3 têm ganhado espaço em perfis alimentares específicos, seja para fins terapêuticos ou esportivos.
Outro ponto de destaque é o aumento do uso do ovo em estratégias de “meal prep”ou preparo de refeições com antecedência, através de receitas que combinam sabor, saúde e praticidade para o dia a dia.
Iniciativas do Instituto Ovos Brasil
Durante o mês de março, o Instituto promoveu uma série de conteúdos educativos sobre os benefícios do ovo, com foco em saúde pública e nutrição.
“Nosso compromisso é desmistificar informações, apoiar profissionais de saúde e conscientizar a população sobre esse alimento tão nutritivo e democrático”, reforça Lúcia.