3 ingredientes naturais que aceleram o metabolismo em minutos

O metabolismo é o processo que mantém as funções do corpo e gera energia, queimando calorias o tempo todo. Quando desacelera, o corpo acumula gordura

Publicado em 10/04/2025 às 12:13
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Se você está na meia-idade e tem percebido um ganho de peso constante, é comum associar isso à desaceleração do metabolismo. Mas será que o metabolismo realmente desacelera com o tempo?

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontecem no corpo para manter suas funções vitais e gerar energia. Ele trabalha 24 horas por dia, mesmo em repouso, e é responsável pela queima calórica contínua. Quando seu ritmo diminui, o corpo tende a acumular calorias que se transformam em gordura corporal.

A taxa metabólica é o índice que mede o quanto de energia (calorias) o corpo consome para se manter funcionando. A crença popular aponta que essa taxa cai com a idade, especialmente após os 40 anos e durante a menopausa.

No entanto, um estudo publicado na revista Science revelou que o metabolismo em repouso se mantém estável dos 20 aos 60 anos, com uma redução de menos de 1% ao ano a partir dessa faixa etária.

De acordo com os pesquisadores, o que muda com o tempo e influencia o metabolismo são fatores ligados ao estilo de vida, como sedentarismo, má alimentação e distúrbios metabólicos. Em outras palavras, envelhecer não significa, necessariamente, que o metabolismo irá desacelerar.

Como acelerar o metabolismo?

A boa notícia é que é possível estimular o metabolismo de forma natural por meio de uma rotina mais ativa e uma alimentação adequada. Alguns alimentos, por exemplo, têm efeito termogênico ou desintoxicante, o que ajuda a acelerar a queima de gordura corporal.

Confira 3 alimentos que impulsionam o metabolismo:

  • Abacate – Rico em gorduras boas (monoinsaturadas), o abacate ajuda a reduzir a produção de hormônios como insulina e cortisol, que favorecem o acúmulo de gordura.
  • Gengibre – Com compostos como 6-gingerol e 8-gingerol, aumenta a produção de calor e melhora a digestão, sendo excelente em chás, sucos e vitaminas.
  • Chá verde – Fonte de cafeína e flavonoides, o chá verde acelera a queima calórica e ainda tem efeito diurético, combatendo a retenção de líquidos.

Manter-se ativo, adotar uma dieta balanceada e incluir esses alimentos no dia a dia pode fazer a diferença, e mostrar que, mais do que a idade, são os seus hábitos que moldam o ritmo do seu metabolismo.

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor