De Itabira para Nova Iorque: Miguel Crispim e sua ascensão na moda
Empresário brasileiro exporta incríveis talentos para as maiores agências do mundo, incluindo as de Naomi Campbell e Kendall Jenner.

Clique aqui e escute a matéria
Crescer em meio a tecidos e agulhas despertou em Miguel Crispim a paixão pela moda desde criança.
Filho da costureira Dora Luminato, o mineiro de 42 anos viu seu talento se transformar em uma carreira internacional. Natural de Itabira, Minas Gerais, ele trilhou um caminho de muito esforço até alcançar o mercado global.
Enquanto ajudava a mãe no pequeno quarto de costura da família, Miguel desenhava croquis e via seus esboços ganharem vida através das mãos habilidosas de Dora. "Eu desenhava vestidos de casamento e minha mãe costurava. Foi assim que aprendi sobre modelagem e tecidos", relembra.
Do interior para o mundo da moda
Determinado a seguir na moda, Miguel trabalhou em diversas áreas para conseguir recursos e se mudar para a capital. "Fui atendente, vendedor, ajudante geral... tudo para realizar meu sonho", conta. Sua primeira grande oportunidade veio aos 23 anos, em Belo Horizonte, quando começou como olheiro de modelos. Entre suas primeiras descobertas estava sua própria prima, Carmelita Mendes, que se tornou modelo internacional.
Com dedicação, ele estudou Design de Moda e passou a atuar como booker, depois migrando para o departamento internacional das agências. Seu talento com fotografia o levou a produzir polaroids que chamaram atenção do mercado, chegando a ser publicadas no portal Models.com.
Sucesso no exterior
Autodidata, Miguel aprendeu inglês e espanhol ouvindo fitas cassete e, há doze anos, se estabeleceu em Nova Iorque. Hoje, ele exporta talentos brasileiros para algumas das maiores agências do mundo, incluindo:
- Elite Model Management (Kendall Jenner)
- Supreme (Naomi Campbell)
- Women Management (Jourdan Dunn, Behati Prinsloo)
- Wilhelmina Models
- One Management
Com experiência em mercados como França, Alemanha, México, Suécia e Reino Unido, Miguel atua como scouter e agente internacional, promovendo intercâmbio de talentos brasileiros pelo mundo. Entre seus trabalhos recentes, ele posou com modelos renomados como Amira Pinheiro, André Ziehe e Celina Locks.
Um olhar afiado para o futuro
"Desde criança, eu observava minha mãe na máquina de costura. Hoje, observo talentos e ajudo a construir carreiras. Esse olhar atento sempre fez parte da minha trajetória", reflete Miguel. Sua história é um exemplo de como dedicação, visão e amor pela moda podem transformar sonhos em realidade no cenário global.