Por que você ainda não cumpriu suas metas? Neurocientista revela a chave do sucesso

Estudo aponta que apenas 8% das pessoas cumprem suas metas de Ano Novo. Neurocientista explica como o autoconhecimento pode mudar esse cenário

Publicado em 26/03/2025 às 20:11
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Apenas 8% das pessoas persistem no cumprimento de metas idealizadas no Ano Novo. O dado divulgado pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, chama a atenção para a necessidade de olhar para si mesmo, identificar o que não está funcionando e ajustar os pontos necessários para alcançar esses objetivos.

Para Bruna Dimantas, neurocientista comportamental, o fim do primeiro trimestre de 2025 é um bom momento para revisitar ou dar continuidade às resoluções almejadas para este ano. “Se você sente que ainda não engatou e está procrastinando, saiba que entender sua personalidade pode te ajudar muito. Isso porque seu principal traço tem papel estratégico nesse processo de conquistar metas”, explica.

A Mind Match, plataforma criada pela especialista, oferece um teste gratuito que traça uma análise simplificada sobre as principais características da personalidade de cada pessoa. O modelo científico utilizado pela solução (chamado Big Five) é baseado nos cinco grandes traços: abertura à experiência, conscienciosidade, extroversão, agradabilidade e neuroticismo.

Ao identificar quais traços são mais preponderantes em sua personalidade, o indivíduo ganha autoconhecimento e compreende como seu cérebro funciona. A partir disso, fica mais fácil adotar estratégias comportamentais para destravar e caminhar em direção aos objetivos.

“É importante entender que procrastinação não significa necessariamente falta de disciplina ou preguiça. Muitas vezes, é apenas um reflexo de um sistema que não está alinhado à forma natural de ser da pessoa. Por isso, adaptar a estratégia ao perfil de cada um, pode ser a chave para virar o jogo e colocar as resoluções de Ano Novo em prática”, finaliza a neurocientista.

SUA VIDA ATRAVÉS DOS NÚMEROS

Sobre Bruna Dimantas e Mind Match

Bruna Dimantas é mestre em Neurociência Comportamental pela University College London (UCL) e referência no Brasil em Ciência da Personalidade e comportamento humano. Com mais de 20 anos de experiência em comportamento, marketing e desenvolvimento de pessoas, atuou por 16 anos em multinacionais liderando equipes globais antes de fundar a Mind Match, plataforma pioneira que aplica Neurociência da Personalidade para impulsionar o desempenho através do autoconhecimento.

Atualmente, Bruna é palestrante, mentora e professora, usando sua didática para traduzir conceitos científicos complexos em estratégias práticas para o dia a dia. Seu trabalho une ciência, estratégia e aplicabilidade real, ajudando indivíduos e empresas a desenvolverem mudanças sustentáveis e times de alta performance.

Tags

Autor