É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Nesta quinta-feira (13), o Shopping Tacaruna realizou mais uma edição do Prêmio Tacaruna Mulher, iniciativa que reconhece e homenageia mulheres que se destacam por suas trajetórias profissionais e contribuições relevantes à sociedade.
A cerimônia foi um sucesso e um verdadeiro show de protagonismo feminino! A entrega do prêmio aconteceu no UCI Kinoplex Tacaruna, com coquetel na recepção do cinema, apenas para convidados. O objetivo é enaltecer o talento, a dedicação e o impacto positivo das mulheres em nove categorias de atuação profissional.
Desde 2001, o Prêmio Tacaruna Mulher é uma tradição durante as comemorações do Mês da Mulher e reforça o compromisso do shopping em dar visibilidade às conquistas femininas e promover o reconhecimento das mulher em diferentes nichos.
A cerimônia não apenas celebra as homenageadas, mas também simboliza um momento de reconhecimento coletivo. A seleção das premiadas é feita por um comitê de notáveis, composto por especialistas e profissionais das áreas representadas. São avaliados critérios como inovação, representatividade e influência social para indicar os nomes mais destacados.
Durante o evento, Sandra Arruda, superintendente do Shopping Tacaruna, destacou a importância do prêmio. "Eu acompanho esse evento desde 2001, e para mim é uma grande honra ver a transformação das mulheres através das suas atividades profissionais e como elas contribuem para uma sociedade melhor. As mulheres que são homenageadas no Prêmio Tacaruna Mulher representam toda uma sociedade feminina e constroem um mundo melhor", afirmou.
Marcelo Tavares de Melo, representante dos investidores do shopping, também fez questão de ressaltar o impacto do prêmio ao longo dos anos. "Na realidade é um prazer estarmos celebrando 25 anos do prêmio e isso é uma coisa importante para essa celebração, porque já passaram por aqui quase 300 mulheres que foram homenageadas ao longo desse tempo todo", disse.
"Nós começamos esse trabalho quando não se falava e não se dava tanta importância como se dá hoje em dia. Então, nós fomos pioneiros nessa homenagem das mulheres, tornando esse um momento realmente muito interessante e gratificante para nós", complementou Marcelo.
Premiação
A premiação contempla nove categorias, incluindo Ação Social, Atividades Jurídicas, Comunicação, Cultura, Design, Arquitetura e Decoração, Educação, Medicina e Saúde, Moda, Política, Economia e Negócios. Todas as agraciadas receberam o Troféu Feminilidade, idealizado pela artista plástica Margot Monteiro, uma das vencedoras do Prêmio Tacaruna Mulher, no ano de 2004.
Em 2025, o Prêmio Tacaruna Mulher celebrou os seguintes nomes femininos, nas respectivas categorias:
1. Adélia Souza (Medicina e Saúde)
"Me sinto muito lisonjeada de ter recebido esse prêmio, estou muito feliz!", afirmou Adélia Souza para o Social1.
Adélia é neurologista pediátrica do IMIP e Hospital da Restauração, especialista em epilepsias de difícil controle e coordenadora de projetos inovadores na área.
Jornalista e cofundadora da ONG Gestos, que atua há mais de 30 anos na defesa dos direitos de pessoas com HIV/Aids. Atualmente, é articuladora política do Civil 20 (C20) no G20.
Alessandra Nilo não pôde comparecer ao evento, pois estava participando da Comissão da Mulher da ONU, em Nova Iorque. Sua mãe, Maria La Salette, recebeu o prêmio em homenagem à filha.
Jornalista premiada, com passagens pelo Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco. Ângela Belfort é autora de livros e especialista em economia e política.
"Eu acho muito interessante esse prêmio porque reconhece o trabalho de nove mulheres em áreas completamente diferentes, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser", revelou Ângela Belfort para o Social1.
"Estou me sentindo honradíssima por representar a categoria cultura, que é onde eu trabalho há 35 anos, e é uma satisfação enorme, é um afago esse reconhecimento!", afirma a atriz e produtora, atuante no teatro, TV e cinema.
Fabiana Pirro é cofundadora da companhia teatral Duas Companhias e participante de produções premiadas no cinema nacional.
Professora e fundadora do Grupo Educacional Fernanda Pessoa, que aprova milhares de alunos no Enem e vestibulares anualmente, ela comemorou: "ser lembrada por um corpo de jurados da premiação para representar a educação me deixou muito feliz. Não sou a Fernanda Torres, mas estou me sentindo totalmente premiada."
Primeira mulher presidente da OAB/PE, especialista em Direito Marítimo, professora universitária e doutora em Direito pela UFPE.
"Sem dúvidas, esse é um momento muito especial saber que todo trabalho que estamos realizando pela advocacia pernambucana está rompendo os muros da nossa OAB e atingindo toda a sociedade", destacou Ingrid.
8. Isabella de Roldão (Política, Economia e Negócios)
"Nessa noite, estou aqui super feliz e rodeada de mulheres importantes que fazem história. Mas, a cima de tudo, com a possibilidade de abrir caminhos para que novas meninas e novas mulheres olhem para tudo isso que estamos construindo hoje e se inspirem", disse Isabella.
Advogada e ex-vice-prefeita do Recife. Atualmente, ela é secretária do Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife.
Arquiteta com projetos de destaque em Pernambuco, Juliana atua na requalificação de restaurantes e empreendimentos de grande porte.
"Meu sentimento é de gratidão, é uma coisa que eu não esperava e foi muito bom isso! Me sinto honrada com este prêmio. Agradeço muito a todos que me elegeram!", disse Juliana.