105ª edição da BIJOIAS acontece nos dias 8 e 9 de março, com o tema "Novas Frequências"

A maior feira do ramo de bijuterias, joias de prata, folheados e semijoias da América Latina antecipa as próximas tendências e lançamentos do setor

Publicado em 05/03/2025 às 15:59
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Acontece nos dias 8 e 9 de março a 105ª edição da BIJOIAS, a maior feira de bijuterias, joias de prata, folheados e semijoias da América Latina. Com o tema "Novas Frequências", a ideia do evento é trabalhar questões relacionadas à sustentabilidade e à conexão com a natureza, antecedendo peças e coleções que traduzem um estilo de vida consciente, menos acelerado e mais saudável.

Com 35 anos de história, a BIJOIAS acontece quatro vezes ao ano e movimenta todo setor, ajudando a determinar os próximos lançamentos e tendências. O evento é voltado para lojistas, revendedores, atacadistas, distribuidores e outros profissionais da área, tanto nacionais quanto internacionais. A feira é realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, localizado próximo à Avenida Paulista, em São Paulo.

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105ª edição da BIJOIAS acontece nos dias 8 e 9 de março, com o tema "Novas Frequências" - Divulgação/BIJOIAS

A data escolhida para esta edição foi pensada de maneira estratégica para atender o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, as datas comercialmente mais importantes depois do Natal para o setor. O evento deve realizar o lançamento das coleções para o Outono/Inverno, uma vez que o Carnaval passou e boa parte das liquidações do início do ano foram esgotadas.

Tendências de moda no ramo das joias e bijuterias

O tema "Novas Frequências", escolhido para representar a estética e o simbolismo das peças da edição, promete apresentar as perspectivas para o setor ao longo do restante deste ano. Segundo Vera Masi, especialista no segmento de joias e diretora da BIJOIAS, a tendência que entra em destaque no evento visa refletir o momento atual, uma frequência de conexão entre as pessoas e a natureza e a união entre as novas tecnologias e a tradição artesanal, resultando em produtos que trazem experiências sensoriais profundas.

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Vera Masi, diretora da BIJOIAS - Divulgação/BIJOIAS

Vera rememora a realidade pré-pandemia, em que o estilo de vida das pessoas era mais agitado, as agendas eram cheias e o tempo era escasso. Com o lockdown, o mundo digital cresceu e se desenvolveu ainda mais rápido, tanto para as vendas quanto para a comunicação, para a interação entre indivíduos. "Depois da pandemia voltamos para um ritmo "normal", mas que não é como antes, é um outro ritmo", ela explica. Os consumidores procuram mais conforto e seu hábito de consumir mudou. Agora, chega uma onda de procura pelo bem-estar, pela paz e pela tranquilidade, pelo "saber parar" e "saber dizer não".

"A 'Novas Frequências' traduz esse momento, onde tudo ta vibrando, mas as pessoas querem estar em uma vibração de mais paz, de curtir mais a vida. Aí entra essa parte da sustentabilidade, do reaproveitamento de materiais. As pessoas estão entendendo que se não houver um consumo mais responsável a gente não sabe onde mundo vai parar", afirma Vera Masi.

Para a especialista, a preocupação com a natureza e a sustentabilidade tem crescido. Hoje, com as mudanças climáticas muito mais acentuadas, com impactos percebidos por todas as pessoas, o consumo consciente e responsável é uma tendência. Para exemplificar isso, Vera menciona o aumento da frequência em brechó e do aluguel de peças de luxo, ao invés da compra definitiva, comportamentos que resultam em um giro maior dos produtos.

No mercado dos acessórios, essa tendência surge em designs que representam o contemporâneo e o tradicional e misturam sensações e sentimentos atuais: "Os criadores oferecem criações que materializam essas vibrações de formas orgânicas, com a mistura do artesanal com o que ha de mais atual na tecnologia".

"A tecnologia pode ser mais 'fria' do que o produto artesanal. As pessoas querem esse avanço, mas, ao mesmo tempo, querem o aconchego do handmade, do artesanal", diz Vera. A diretora da BIJOIAS explica que essa tendência tem feito o mercado se reinventar e mesmo marcas de luxo precisaram rever estratégias para manter o público interessado: "as grifes estão sofrendo, tendo perda de vendas. Porque aqueles produtos que todo mundo queria consumir estão ficando em segundo plano. Não que as pessoas não queiram mais comprar, mas já existem os de segunda não. É uma mudança de comportamento. Agora as grifes querem oferecer o que as pessoas estão buscando: bem-estar, tranquilidade". Como exemplo, ela menciona cafés criados por grifes de luxo, como a Prada e a Tiffany & Co. O movimento começou com a Ralph Lauren em 2014, na tentativa de traduzir esse novo momento para seus consumidores e oferecer mais do que um produto: uma experiência.

"Hoje luxo e ter tempo de fazer o que você gosta. Ter tempo de estar com as pessoas que você gosta, de compartilhar momentos", ressalta ela. Por meio da tecnologia, é possível criar peças no mercado dos acessórios que representam essa tendência com mais precisão e agilidade. Para Vera, o consumidor deseja algo diferente, que ele sinta que foi feito para ele. Nesse sentido, histórias estão muito em alta, como comprar uma peça que carrega uma narrativa e uma tradição na sua confecção.

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105ª edição da BIJOIAS acontece nos dias 8 e 9 de março, com o tema "Novas Frequências" - Divulgação/BIJOIAS

Nesta edição, a BIJOIAS divide o tema principal em quatro principais subtemas: Miragem, Utopia, Vibração Cósmica e Sintonia. Todos eles buscam traduzir em peças o estilo de vida atual. Entenda as tendências:

Fusão do digital com o natural

A seção Miragem representa o fascínio e a sintonia com o futuro, traduzindo a vibração das ondas de frequência da transformação. Essas peças são uma releitura de uma vida intensa e cheia de experiências, mas que não deixa de vislumbrar o que está lá na frente.

Os acessórios ganham formas abstratas que representam movimento, como texturas onduladas, superfícies metálicas e brilho. Dentro dessa tendência, peças maxis estão muito em alta graças ao seu impacto.

Tradição e vanguarda

A seção Utopia simboliza o sonho e a construção de novos mundos, unindo o melhor do passado e do presente o com o futuro. É viver o agora sem se esquecer da história e da tradição. Nessa tendência, as peças ganham uma narrativa própria e contam com um conceito único que eleva sua importância.

Os acessórios trazem uma pegada moderna e futurista, mas são feitos à mão. As principais inspirações são paisagens surreais e novos universos.

O mistério do cosmos

A seção Vibração Cósmica consiste em uma interpretação do cosmos, do mistério e da exploração. O universo está sempre presente, vibra e possui luz própria. Aqui, os produtos representam a vastidão do espaço e as formas orgânicas da terra.

Os acessórios são grandes, reimaginando o mundo real. Pingentes futuristas, formatos que lembram discos planetários, insetos e jardins entram em evidência.

Harmonia entre as forças da natureza e as inovações tecnológicas

A seção Sintonia manifesta o entrelaço entre a espiritualidade e a tecnologia, a materialização de experiências, sensações e sonhos.

Os acessórios trazem inspiração no movimento das marés, no sopro do vento e na Terra.

  • Serviço: 105ª edição da BIJOIAS
  • Data: 8 e 9 de março
  • Localização: Centro de Convenções Frei Caneca

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