"CAPIBA, pelas ruas eu vou" dá início a temporada 2025 em clima de folia
O espetáculo celebra o Carnaval nos dias 14 e 15 de março no Teatro RioMar e segue em abril para Caruaru, Petrolina e Garanhuns. Confira!

Clique aqui e escute a matéria
Aplaudido por cerca de 25 mil espectadores no eixo Recife - São Paulo, o musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, do projeto Aria Social, dá a largada para sua temporada 2025, em clima de Carnaval, com duas apresentações, nos dias 14 e 15 de março, no Teatro RioMar Recife, às 20h.
Com direção geral da bailarina Cecília Brennand, o espetáculo promete repetir o sucesso de edições anteriores, contando a história de Capiba - um dos maiores compositores brasileiros que, neste ano, será o grande homenageado do carnaval pernambucano.
A grandiosidade criativa de Capiba é representada por mais de 60 artistas, entre bailarinos-cantores e músicos, que encantam o público com um espetáculo que mescla teatro, dança, música, canto, coral, cinema e fotografia.
“A produção do artista é múltipla, o que nos permite percorrer diversos gêneros para representar o que há de mais autêntico do carnaval e da cultura pernambucana”, diz Cecília.
Consagrados frevos-canção do artista pernambucano como “É de amargar”, “Linda Flor da Madrugada” e “Nos cabelos de Rosinha” estão no repertório do musical. Outro pout pourri, que leva a plateia ao delírio, traz melodias como “Oh Bela”, “De Chapéu de Sol Aberto”, “É Frevo, Meu Bem” e “Trombone de Prata” na apresentação que mescla teatro, dança, música, canto, coral, cinema e fotografia.
Um destaque à parte é a Missa Armorial – expressão única da fé do artista. “Nossa leitura busca manter as peculiaridades e emoções de Capiba, trazendo também ao palco a riqueza do Movimento Armorial de Ariano Suassuna”, diz a diretora musical, maestrina, violonista e pianista, Rosemary Oliveira, que fica também à cargo da regência e arranjos do espetáculo.
CINEMA E FOTOGRAFIA
Com projeções de cinema e fotografias, “CAPIBA, pelas ruas eu vou” traz um retrato da cultura pernambucana, que reflete a visão de mundo e os valores de um tempo e espaço locais, além de dialogar com o presente e o futuro. Já a orquestra de câmara, ao vivo, é pura emoção e sinergia com outros elementos, dentre eles, a coreografia.
“Nessa trama, o mais importante é que cada gesto e movimento carreguem uma intenção e um significado profundos. A ideia é compor os passos com emoção e propósito, comunicando através dos movimentos a essência de cada cena e de cada música da obra”, destaca a diretora artística e coreógrafa do espetáculo, Ana Emília Freire.
Outro ponto alto é o figurino, cuja assinatura é da figurinista Beth Gaudêncio. Coloridas, as peças atestam a beleza da simplicidade.
“CAPIBA, pelas ruas eu vou” tem direção audiovisual e videografia de Max Levay e Ana Emília Freire, design de luz e operação de Cleison Ramos, design de som e operação de Isabel Brito e direção teatral de Tuca Andrada.
PERNAMBUCO
A temporada 2025 do musical também inclui cidades do interior de Pernambuco. Uma delas é Garanhuns, onde os artistas do projeto Aria Social sobem ao palco do Teatro Reinaldo de Oliveira, nos dias 05 e 06 de abril.
Também se apresenta no Teatro Rui Lima Rosal, do Sesc Caruaru, nos dias 12 e 13 de abril, e ainda no Sesc Petrolina, em 22 e 23 de maio. Serão duas sessões por cidade, atingindo uma média de 400 pessoas por apresentação. A turnê tem patrocínio do Teatro Sesc - PE.
Serviço
CAPIBA, pelas ruas eu vou
- Data: Dias 14 e 15 de março de 2025
- Onde: Teatro RioMar Recife
- Horário: 20h