Plutão em Aquário e as novas formatações do campo social
A influência de Plutão em Aquário trará transformações profundas nas relações sociais, redefinindo estruturas e impulsionando mudanças coletivas

Clique aqui e escute a matéria
Há milênios, desde o abismo do passado até o nosso momento presente, a astrologia vem sendo praticada em suas diversas formas pelos mais remotos grupamentos humanos e por incontáveis culturas espalhadas pela história da humanidade, carimbando também sua participação na sociedade que hoje fazemos.
Com base nos ciclos regulares do céu e da natureza, conseguimos desenvolver, para além de calendários e relógios, os sistemas astrológicos e atribuímos a estes a investigação sobre a qualidade do tempo. A astrologia revela como o tempo atua, essa é a sua função e também o seu mistério.
No sistema astrológico, os planetas possuem definição própria e completamente diferente da astronomia, encontrando-se em uma esfera intermediária que dinamiza as qualidades dos signos do zodíaco para as realidades mundanas e emocionais.
Plutão, o planeta que atinge a maior distância dos raios do Sol, simboliza tudo o que nos é limite e o que está escondido, recolhido e ninguém sabe ao certo como definir. É o nosso elo de ligação com a dimensão do invisível, com a instância do mistério que cada ser humano possui, mas que geralmente não conhece em si mesmo.
Representa aquilo que está latente, mas que pode se desenvolver quando penetramos no reino das emoções profundas e as integramos à nossa vida ativa. Onde Plutão atua, as explicações racionais são insuficientes e não dão conta da realidade em que circula. É onde não há controle consciente e precisamos da intuição para guiar as experiências humanas.
A análise astrológica de Plutão varia entre os diferentes níveis de eventos. Atualmente, encontra-se sob os ensinamentos do signo de Aquário, onde permanecerá por quase vinte anos, de novembro de 2024 a março de 2043.
Em astrologia mundial, em que se analisam os grandes ciclos dos países e governos do mundo, ele atingirá a esfera das transformações sociais que chegam brutais e disruptivas, atuando no declínio de estruturas obsoletas à medida que novas ideias despertam organicamente na sociedade.
Plutão em Aquário liberta o que se coloca à disposição dos seres humanos, auxiliando aqueles que querem ultrapassar aquilo que são. É o trânsito astrológico em que a realidade se recria e os novos contornos aparecem, mas não sem antes sentirmos as tensões dos conflitos que existem em cada célula de transformação.
É a natureza do fim, da morte e da dor que acompanham a vida, enquanto ela acontece aqui e agora, renascendo a todo instante.
Ao traçarmos um paralelo com base no último ciclo em que Plutão transitou em Aquário, entre os anos de 1777 e 1798, vimos o mundo ser marcado por profundas transformações de ordem econômica, política e social. Houve:
- O desenvolvimento da Revolução Industrial com a introdução do trabalho assalariado e o uso das máquinas em substituição ao trabalho artesanal.
- A Revolução Americana e o surgimento dos Estados Unidos como uma nação independente.
- A Revolução Francesa desafiando os privilégios e estruturas de poder com a queda da monarquia e o estabelecimento da República.
- O surgimento de vários movimentos abolicionistas em diferentes países do mundo.
- A Revolução Haitiana, liderada por escravizados que lutaram contra a exploração e violência exercidas pelo poder colonial francês em seu território.
- Avanços na área da medicina e da saúde pública.
- O florescimento intelectual do Iluminismo com questionamentos a dogmas históricos e propostas de liberdade de pensamento e progresso científico.
No contexto atual, esperamos um período em que as estruturas sociais e políticas ganhem novos formatos, havendo mudanças nos modelos de governança e na reconfiguração da geopolítica global.
Podemos esperar por inovações na área da medicina e biotecnologia, novas abordagens terapêuticas nas questões de saúde mental e comportamental e o surgimento de movimentos sociais significativos com enfoque coletivo e sustentável.
Ao analisarmos o atual trânsito de Plutão em relação ao mapa de nascimento de cada pessoa, relativizamos o seu simbolismo a processos de crises, dificuldades, medos, desapegos, términos e mortes. É o fim de algo e o despertar de novas nascentes da vida.
Mas esse trânsito só terá atuação suficiente se fizer aspecto muito próximo aos planetas pessoais do mapa natal, tornando possível o surgimento de novos padrões de respostas emocionais, mergulhados, agora, em raízes mais profundas do que as anteriores.
É sob o comando de Plutão que há a ativação do complexo de poder que existe nos confins da natureza humana, quando a destruição das formas se realiza em benefício de reestruturações capazes de levar os seres humanos à ruína ou a realizações absolutamente fabulosas.
Qual é o seu signo?