Por que o Carnaval será em março em 2025? Entenda a data da folia

Carnaval será um dos mais tardios dos últimos anos, acontecendo entre os dias 1º e 4 de março. Saiba como a data é definida e por que varia anualmente

Publicado em 18/02/2025 às 13:02
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Carnaval de 2025 será celebrado em março, diferentemente de anos anteriores, quando a festa aconteceu em fevereiro.

Isso acontece porque a data do Carnaval não é fixa e depende do calendário litúrgico da Igreja Católica, sendo determinada com base no período da Páscoa.

A festividade ocorre sempre 47 dias antes do Domingo de Páscoa, que, por sua vez, é calculado a partir do primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono (no Hemisfério Sul).

Almir Rouche, Michele Melo, Joyce Alane, Gerlane Lops e Alcimar Monteiro no Carnaval da TV Jornal

Como em 2025 a Páscoa será celebrada no dia 20 de abril, o Carnaval acabou sendo empurrado para os dias 1º a 4 de março, com a Quarta-feira de Cinzas caindo no dia 5 de março.

Como a data do Carnaval é definida?

O Carnaval pode ocorrer entre os dias 4 de fevereiro e 9 de março, dependendo da data da Páscoa. Essa variação se deve ao fato de que o calendário litúrgico segue o ciclo lunar, o que faz com que o feriado seja móvel.

Nos últimos anos, o Carnaval caiu em fevereiro, mas em 2025 será um dos mais tardios dos últimos tempos.

O que muda com o Carnaval em março?

Crédito: Marcos Pastich - PCR
Prévias de Carnaval gratuitas no Recife - Crédito: Marcos Pastich - PCR

A data mais tardia pode impactar o turismo e o planejamento dos eventos carnavalescos.

Em muitos lugares do Brasil, fevereiro costuma ser um mês de muita movimentação no setor de turismo, mas com a festa acontecendo em março, as cidades que recebem foliões podem ter um impacto diferente na economia.

Além disso, estados que costumam ter chuvas fortes no início do ano podem experimentar um Carnaval com clima mais seco.

Independentemente da data, o Carnaval continua sendo a maior festa popular do Brasil, movimentando milhões de pessoas em blocos de rua, desfiles de escolas de samba e festas particulares. Para os foliões, o importante é garantir a energia e a animação para curtir a festa, seja em fevereiro ou março!

Tags

Autor