Nova edição de obra clássica do Direito Penal por Aníbal Bruno é lançada com revisão de Renato Kramer

O livro "Tratado de Direito Penal, Parte Geral, Tomo I" ganhará uma nova edição revisada e atualizada, para ampliar os ensinamentos originais

Publicado em 05/02/2025 às 16:23
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Uma nova edição da obra Tratado de Direito Penal, Parte Geral, Tomo I, de Aníbal Bruno, será lançada nesta sexta-feira, 7, a partir das 16h, na sede da Associação dos Delegados e Delegadas de Policia de Pernambuco, área central do Recife.

O livro é considerado um marco na doutrina penal do Brasil. A nova edição traz revisão e atualização do professor e advogado Renato Kramer, na tentativa de modernizar e ampliar os ensinamentos do maior penalista do país.

Para Kramer, o trabalho de atualizar a obra de Aníbal Bruno é um verdadeiro desafio e uma responsabilidade enorme. “Esse lançamento representa um momento muito especial, não só para mim, mas principalmente para a história do Direito Penal brasileiro e para Pernambuco, que foi o berço desse grande jurista", destaca.

O professor conta que Aníbal Bruno foi um acadêmico brilhante e que seu pensamento trouxe novas visões sobre o Direito Penal, dialogando com referências internacionais, especialmente da Alemanha. "Minha formação acadêmica sempre esteve alinhada a essa tradição, por isso fiz mestrado e doutorado na Alemanha, que é o berço do Direito Penal, e agora cumpro essa missão que sua neta me confiou: atualizar e preservar esse legado", afirma Kramer.

A nova edição traz capítulos inéditos, revisões e atualizações ortográficas e normativas, mas preservando os escritos originais do autor clássico. "Foi um trabalho de aprofundamento e respeito à grandiosidade da obra. Bruno sempre foi referência para penalistas do Brasil e do exterior, e agora esse tratado ganha uma nova leitura, atualizada para os desafios do Direito Penal contemporâneo”, acrescenta Kramer.

Aníbal Bruno foi Professor Catedrático de Direito Penal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), médico e professor de Língua Portuguesa. Sua obra influencia decisões judiciais e a formação de novos juristas ainda hoje.


Serviço

Data: 7 de fevereiro
Horário: A partir das 16h
Local: Rua da Aurora, 387, Boa Vista, Recife

Tags

Autor