Nutricionista orienta sobre suplementação de vitaminas e minerais
Aprenda os benefícios e riscos da suplementação de vitaminas e minerais com orientações de especialista para garantir resultados seguros e eficazes.
A suplementação de vitaminas e minerais vem ganhando espaço no dia a dia das pessoas, seja por motivações ligadas à saúde, estética ou desempenho esportivo.
No entanto, seu uso indiscriminado pode trazer consequências. Para esclarecer sobre o uso adequado desses suplementos, Cintya Bassi, coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, explica os benefícios, indicações e cuidados necessários para um consumo seguro e eficaz.
Segundo Cintya, a suplementação é recomendada quando a alimentação não atende às necessidades diárias do organismo, podendo gerar deficiências nutricionais identificadas por sinais clínicos ou exames laboratoriais.
“A suplementação visa corrigir deficiências específicas e os benefícios variam conforme o nutriente suplementado”, explica.
Suplementação sem orientação pode ser prejudicial?
Apesar de estar acessível a todos, o uso de suplementos deve ser orientado. “O consumo de vitaminas e minerais sem uma necessidade comprovada pode não atingir o resultado esperado, pois cada nutriente tem formas de absorção e funções distintas.
Por exemplo: o magnésio em sua forma de óxido não tem o mesmo efeito sobre o estresse que o magnésio dimalato, indicado para este fim específico. Além disso, o excesso de nutrientes pode acarretar efeitos adversos à saúde”, alerta Bassi.
Ainda que os suplementos sejam úteis em alguns casos, o ideal é que uma alimentação diversificada seja a principal fonte de nutrientes. Bassi recomenda que a suplementação seja personalizada e acompanhada por um profissional, com o tipo, quantidade e tempo de uso ajustados às necessidades individuais.
Conheça alguns suplementos populares e seus usos
Hoje, o mercado oferece várias opções, como colágeno, magnésio, creatina e vitaminas do complexo B, incluindo a biotina. Confira alguns suplementos populares e seus efeitos, segundo a especialista:
- Colágeno: contribui para a elasticidade dos tecidos e ganho de massa magra.
- Magnésio: ajuda a reduzir o desejo por doces, aliviar o estresse e melhorar o desempenho esportivo, sendo encontrado em alimentos como sementes de abóbora, castanhas e cacau.
- Creatina: conhecida pelo suporte à força muscular, redução da fadiga mental e melhora da memória, é um dos suplementos com mais comprovações científicas e pode beneficiar várias pessoas.
- Vitaminas do complexo B e Biotina: auxiliam em funções variadas; a biotina, por exemplo, é eficaz na redução da queda de cabelo.
Trabalha sentado? Caminhadas de cinco minutos ajudam a viver melhor, aponta estudo
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”