Produtor musical Freitera alcança marca de 1 milhão de ouvintes mensais
Destaque da cena rap paulistana, Freiteira acumula mais de 1,2 milhão de ouvintes mensais no Spotify; saiba mais sobre o produtor e beatmaker.
Produtor e beatmaker paulista, Freitera alcançou recentemente a marca de 1 milhão de ouvintes mensais.
Em 2024, o artista lançou seu primeiro álbum autoral, o "Psicodelia Rap Dub Urbana", acumulando 1,3 milhão de ouvintes mensais no Spotify.
Em números, nas plataformas, Freitera também se destaca com singles como "Bom Malandro", lançado em janeiro, e "Desculpa Doutor", parceria com San Joe, que já acumula mais de 90 milhões de reproduções no Spotify e mais de 65 milhões de visualizações no YouTube.
Uma de suas principais bandeiras é a busca de reconhecimento para os produtores na indústria musical, diante do que percebe ser uma desvalorização desses profissionais na cena do rap.
"Havia três grandes problemas: o MC era o único valorizado, enquanto o beatmaker ficava de lado. Muitos artistas viam o produtor apenas como um prestador de serviços, sem reconhecer o processo criativo e artístico envolvido na produção. Além disso, havia a questão financeira: muitos beatmakers não recebiam pelo trabalho", pontua o artista, em material de divulgação.
Freitera relata as dificuldades enfrentadas no início, revelando muitos cantores e produtoras se recusaram a creditá-lo como artista. "Com o tempo, o reconhecimento veio, e isso não ficou só comigo. A valorização começou a alcançar outros produtores próximos a mim. Hoje, vejo como essa luta foi importante", revela.
Fortemente ligado às artes visuais desde a infância, o artista encontrou sua verdadeira forma de expressão. Após tocar em bandas de rock e metal, encontrou no rap sua verdadeira paixão.
"Naquela época, lembro de comentar com amigos: ‘Se eu morresse hoje, estaria feliz. Fiz algo que reflete minha sonoridade’. Hoje percebo que era só o começo, a ponta do iceberg", diz.
Para 2025, o artista busca prosseguir com o movimento de carreira que iniciou com o álbum "Psicodelia Rap Dub Urbana". "Atualmente, já desenvolvi muitos trabalhos que me fazem sentir que finalmente encontrei minha verdadeira identidade musical, que é algo mais focado no underground misturando sonoridades como dub, trip hop, boom bap e afins", destaca.