É saudável comer 40 ovos por dia? Tudo sobre o consumo do alimento e seus benefícios

Gracyanne Barbosa consome 40 ovos por dia, mas o ovo é realmente tão benéfico? Descubra os benefícios, mitos e cuidados com esse alimento.

Publicado em 20/01/2025 às 22:49
Google News

Gracyanne Barbosa tem dado o que falar por consumir 40 ovos por dia, o que gerou curiosidade sobre os benefícios desse alimento.

Considerado um dos mais completos em termos nutricionais, o ovo é rico em proteínas e outros nutrientes essenciais para o organismo.

Porém, a inclusão de ovos na dieta ainda levanta questionamentos sobre seu impacto na saúde, especialmente sobre o colesterol. Conheça as vantagens, mitos e cuidados relacionados ao consumo desse alimento tão popular.

Sobre o ovo

O ovo, além de nutritivo, é de fácil acesso e utilizado em uma infinidade de preparações. O Brasil, que é o 5º maior produtor mundial de ovos, experimentou um crescimento de 70% na produção nos últimos 10 anos, com previsão de alcançar 56,9 bilhões de unidades em 2024.

Segundo Sandra Oliveira, nutricionista e mestre em biologia, o ovo é um alimento completo, com uma composição rica em proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas.

Imagem/Freepik
Imagem ilustrativa de ovos - Imagem/Freepik

Ele fornece nutrientes essenciais, é de fácil digestão e pode ser uma excelente fonte de colina, que auxilia na saúde cerebral e cardíaca. Além disso, Sandra desmistifica o mito de que o consumo de ovos aumenta o colesterol, embora recomende cautela para pessoas com condições de saúde específicas, como o diabetes.

Consumo de ovos

Ela também alerta para a importância de escolher ovos de boa procedência, pois a avicultura moderna garante a ausência de bactérias contaminantes e oferece gemas mais nutritivas, ricas em luteína e zeaxantina, que favorecem a saúde ocular.

Contudo, pessoas com alergia a ovos devem evitar seu consumo, já que a ovoglobulina, presente no ovo, pode causar reações alérgicas.

Para aqueles que não consomem ovos, há alternativas como sementes de chia ou linhaça hidratadas, tofu e substitutos comerciais, que mantêm a qualidade nutricional das receitas!

Veja também: Trabalha sentado? Caminhadas de cinco minutos ajudam a viver melhor, aponta estudo

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor