Como correr 10km até o final do ano? Saiba como melhorar a resistência e condicionamento físico

Essas dicas podem aumentar sua resistência e alcançar a meta de correr 10km até o final do ano, com muito foco e condicionamento físico adequado

Publicado em 17/01/2025 às 21:33
Google News

Correr 10km é um objetivo que muitos corredores se propõem a alcançar, seja pela sensação de superação, pelo prazer da atividade física ou até mesmo pela busca de um estilo de vida mais saudável.

Embora a meta de percorrer essa distância possa parecer desafiadora à primeira vista, com o planejamento certo, é possível conquistar essa marca até o final do ano. O processo exige não apenas a adaptação do corpo, mas também a compreensão das necessidades físicas que envolvem essa prática.

A jornada para completar os 10km vai além da simples corrida. Ela envolve uma série de fatores que influenciam a capacidade de resistir durante o trajeto e de se recuperar após o esforço.

Gabriel Amorim, profissional de educação física, dá dicas sobre como melhorar a resistência e o condicionamento físico para alcançar os objetivos.

3 hábitos para melhorar o condicionamento físico

Boa alimentação:

A alimentação saudável é uma das maiores aliadas para uma rotina mais ativa. Procure um profissional da área para que ele indique a rotina alimentar que mais vai te dar animo e disposição para treinar.

Constância:

Mesmo naqueles dias em que tudo parece mais difícil e que você não está com vontade nem disposição para treinar, vá e faça o que der. Lembre-se: um treino "fofo" é melhor do que não treinar.

Uma boa noite de sono:

Nem sempre é possível uma noite longa e boa de sono devido a nossa rotina, mas, sempre que der, lembre-se de dormir bem e cerca de 8h por dia.

Existem estudos que comprovam que, durante o sono, liberamos alguns hormônios que nos auxiliam na disposição e em diversos fatores.

Esses hormônios irão nos beneficiar em um melhor condicionamento físico, como a leptina, que controla o apetite, e o GH, que atuam também no aumento da massa muscular nos adultos.

Quais as formas de sair da zona de conforto?

A caminhada, muitas vezes, é a zona de conforto para diversas pessoas. Porém, quem deseja fazer a transição da caminhada para a corrida precisa ficar atento a alguns tópicos. 

"Comece devagar, não ache que seu corpo é uma máquina e você vai conseguir correr 10km do dia para noite. Estabeleça metas pequenas e alcançáveis e vá aumentando essas metas gradativamente", explica Gabriel.

"Em um primeiro dia tente correr 500m, 300m ou 100m e volte a caminhar. Ao passar do tempo aumente essa meta, correndo 700m, 1km, 2km... E assim sucessivamente", diz.

É importante lembrar que, por mais que você tenha escolhido dar o primeiro passo, muitas questões de comparação podem surgir.

O profissional também dá dicas sobre como fugir da autossabotagem e comparação excessiva com pessoas que fazem o mesmo hobby há mais tempo.

"Jamais compare sua vida e rotina com qualquer blogueiro ou influencer. Às vezes, muitos deles vivem disso: da mídia e dos vídeos. Lembre-se que você tem outra realidade. Tem trabalho, filhos e os problemas naturais do dia a dia, então siga e treine conforme o seu cotidiano", ele alerta.

"Não se baseie por ninguém além de você. Cada ser humano tem afazeres e responsabilidades, e o mais importante: individualidade biológica. Portanto, foque apenas no seu progresso e evolução", finaliza.

Trabalha sentado? Caminhadas de cinco minutos ajudam a viver melhor, aponta estudo

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor