7 características de pessoas infiéis, segundo a psicologia

Está desconfiando da infidelidade de alguém? Essas sete características presentes na personalidade podem te ajudar a descobrir a verdade

Publicado em 15/01/2025 às 14:14
Google News

A infidelidade vai muito além de uma simples quebra de confiança. Por trás desse comportamento, podem existir características e padrões emocionais que dizem muito sobre alguém, segundo a psicologia.

Determinados traços de personalidade ou históricos podem "explicar" os motivos de determinadas pessoas caírem na tentação de trair.

Entender essas razões pode ser importante para desvendar os fatores que impulsionam a traição e para construir um relacionamento mais saudável, duradouro e seguro.

7 características de pessoas infiéis

1. Insatisfação ou frustração

Pessoas que constantemente se sentem insatisfeitas ou frustradas com o relacionamento atual, pelo motivo que seja, podem acabar caindo na tentação de trair para preencher alguma lacuna.

Isso pode acontecer quando ela sente que suas necessidades na relação estão sendo negligenciadas, procurando uma solução temporária em um caso.

2. Impulsividade

Pessoas impulsivas, que demonstram pouco autocontrole, podem ser mais propensas a trair, fazendo isso sem pensar.

Elas podem acabar priorizando o prazer imediato e deixando de lado o detrimento futuro da relação atual como consequência.

3. Histórico familiar

As experiências familiares de uma pessoa também podem afetar seu comportamento. Quem cresceu em um lar onde a infidelidade era comum, pode acabar entendendo a fidelidade de forma distorcida.

Ainda, se ela já teve experiências com traição em outras relações, pode acabar vendo relacionamentos em geral de outra forma.

4. Falta de empatia

Pessoas que demonstram pouca empatia podem trair simplesmente por não se colocarem no lugar do outro e entender seus sentimentos.

Assim, elas podem acabar ignorando o sofrimento do parceiro com a traição e quebrando a confiança na relação.

5. Desconfiança

Pessoas que são muito desconfiadas podem, na verdade, ser mais propensas à traição. Essa "rédea curta" em cima do parceiro pode ser por enxergar um reflexo das suas próprias ações.

6. Busca por novidade

Quem está sempre em busca de coisas novas pode acabar achando atraente o ato de trair, ao menos na hora em que essa oportunidade aparece.

O desejo de experimentar uma nova emoção pode proporcionar um "escape" de um relacionamento que caiu na rotina.

7. Busca por validação externa

Determinadas infidelidades podem acontecer pela tentativa da pessoa de se validar para os outros e reafirmar sua autoestima.

Dessa forma elas "confirmam" seu valor e sua atratividade, por isso, a traição, em alguns casos, está associada à baixa autoestima.

Tags

Autor