Os principais traços de beleza nas pessoas, segundo a ciência
Estudo com 35 mil participantes que avaliou a beleza de diferentes rostos; veja os resultados dessa pesquisa sobre atração e interesse
Em 2015, um estudo sobre gosto e beleza apontou que a percepção do belo está muito relacionada a influências pessoas e à subjetividade. Nele, 35 mil voluntários avaliaram a beleza de diferentes rostos e o resultado foi publicado na revista Current Biology.
Quais são os principais traços da beleza?
De acordo com os psicólogos Jeremy Wilmer e Laura Germine, autores do estudo, as pessoas costumam considerar rostos simétricos como mais atraentes.
Foi determinado que há um consenso de 50% em relação ao belo: "Se fosse pedido a uma pessoa para determinar a beleza de dez faces, e então eu tivesse que fazer a avaliação, concordaríamos em 50% dos resultados", disse Wilmer.
Os pesquisadores explicaram que pesquisas anteriores focadas em beleza se preocupavam mais com entender as características universais de atração, no entanto, esse estudo tinha como objetivo compreender a origem das divergências relacionadas à atratividade facial.
Segunda fase do estudo
Na segunda fase, 547 pares de gêmeos idênticos e 214 pares de gêmeos não idênticos analisaram preferências faciais, com o o objetivo de entender a influência da genética e da criação na percepção da beleza.
Segundo a psicologia, quase todas as características de personalidade mensuráveis, como agressividade, inteligência geral ou conservadorismo, possuem influência genética de cerca de 50%. Contudo, quando se trata de avaliação de beleza, o estudo concluiu que a experiência individual é muito mais influente.
Resultados
De acordo com Germine, são fatores sutis e particulares, como relacionamentos com amigos e influências da mídia e redes sociais em uma pessoa, que ajudam mais a ditar o belo para alguém.
A apreciação do belo é um fenômenos complexo, que une aspectos genéticos, ambientais e exclusivos de cada indivíduo.
Assim, os conteúdos que você consome, suas interações sociais e até mesmo a primeira pessoa com quem você se relacionou são tipos de coisas que mais determinam suas influências.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”