O que significa cruzar as mãos, os dedos ou os braços na frente do corpo? Psicologia explica

A linguagem corporal de uma pessoa pode dizer bastante sobre o que ela verdadeiramente está pensando e nos ajudar a decifrar personalidades

Publicado em 06/01/2025 às 14:09
Google News

Quem entende de linguagem corporal possui um poder muito maior do que imaginamos, já que ela pode nos dizer muito sobre o outro, e até sobre nós mesmos.

Cruzar os dedos, as mãos ou os braços na frente do corpo é um exemplo de movimento que possui um significado forte, segundo a psicologia. Vamos entender?

Cruzar os dedos

Cruzar os dedos, mantendo as duas mãos entrelaçadas, costuma indicar reserva em relação ao outro ou introspecção.

Segundo a especialista Eva García Ruiz: "Quando os dedos estão ligados com tensão, eles podem até mudar de cor, o que torna ainda mais óbvio que esse não é um estado mental relaxado. As mãos unidas com tensão nas articulações indicam uma reserva em relação ao outro e uma proteção contra algo que o desagrada".

No entanto, se o movimento estiver sendo feito de maneira relaxada e suave, ela indica que o significado é de instrospecção.

Cruzar as mãos

Cruzar as mãos, entrelaçando os pulsos, pode indicar submissão, especialmente se a cabeça também estiver abaixada. O significado também pode estar relacionado a esconder algo.

Caso esse movimento ocorra segurando os pulsos, os especialistas Sergio Rulicki e Martin Cherny indicam que essa pode ser uma tentativa de autocontrole.

Cruzar os braços

O cruzamento dos braços na frente do corpo pode indicar uma barreira defensiva ou mandar um recado de rejeição, superioridade ou irritação, dependendo do contexto.

Em uma discussão, por exemplo, se uma das pessoas cruza os braços, ela está estabelecendo uma barreira física mesmo sem perceber.

Nervosismo ou insegurança também podem se manifestar com o cruzamento de braços, bem como o fechamento emocional.

Tags

Autor