O que significa estar sempre com o celular no silencioso, segundo psicologia
Os psicólogos apontam que manter o celular sempre no modo silencioso pode dizer bastante sobre as pessoas, em termos emocionais e psicológicos
Na atualidade, o celular é quase como uma extensão das pessoas. Estamos conectados o tempo todo, no entanto, algumas pessoas preferem manter o aparelho sempre no modo silencioso.
Para os psicólogos, essa decisão pode dizer muito sobre fatores emocionais e psicológicos.
Deixar o telefone constantemente no silencioso pode estar relacionado à necessidade de controle, à tentativa de evitar distrações e até uma forma de lidar com a ansiedade.
Controle da ansiedade
De acordo com a psicóloga e especialista em comportamento Dra. Laura M. Lippman, "o bombardeio constante de notificações pode criar uma sensação de sobrecarga mental, levando algumas pessoas a optar pelo silêncio como forma de se proteger desse estresse". A informação é do site Nd Mais.
Pessoas que preferem manter o celular no silencioso podem estar procurando reduzir o estresse mental e evitar o peso das demandas externas.
O neurocientista Dr. Daniel J. Levitin afirma que "o ruído constante e a expectativa de respostas imediatas podem prejudicar nossa capacidade de concentração, por isso muitas pessoas escolhem o silêncio como uma forma de recuperar a calma e aumentar sua produtividade".
Assim, silenciar o telefone também pode ser uma tentativa de minimizar distrações e se concentrar em tarefas.
O desejo de se desconectar também pode vir do medo do julgamento constante ou da pressão. Essa é uma forma de proteger o bem-estar emocional.