Dicas para conservar itens natalinos durante os anos
Guardar a roupa de cama, mesa e banho com a temática do Natal requer cuidados extras para garantir a durabilidade de suas peças natalinas.
A temporada de Natal já está batendo na porta, e as decorações são as principais atrações do momento.
Além do pisca-pisca e árvores enfeitadas, o clima natalino também pode ser incorporado em toalhas de mesa ou de mão, jogos de cama e demais peças de enxoval.
Com o intuito de manter os itens sempre conservados para a utilização nessa época do ano, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, conta algumas dicas para evitar mofos, manchas, amarelados e defeitos gerais nas suas peças natalinas.
1. Guardar as peças em locais apropriados para armazenamento
Depois que as festas passam, é comum que muitas pessoas tirem a decoração e não devolvam as peças para suas caixas ou armários.
É importante planejar como serão guardadas as peças do enxoval da mesma maneira que é feito com as roupas.
Se o espaço permitir, vale o investimento em uma cômoda que seja capaz de acomodar jogos de toalha, cama ou jogos americanos que são frequentemente utilizados em datas especiais.
2. Lavar tudo regularmente
Apesar de serem utilizados apenas uma vez ao ano, é importante lavar as peças regularmente para evitar excessos de impurezas. Para aquelas peças que contam com apetrechos diferentes, é necessário um cuidado especial.
Use produtos recomendados para lavanderia especalizada, como a 5àsecc, seguindo sempre as orientações que constam na etiqueta do produto.
3. Embalagens especiais para o armazenamento
Essas peças mais especifícas devem ser guardadas em embalagens próprias para esse tipo de armazenamento. Sabe aquela sacola plástica do mercado? Não é a melhor opção
A melhor alternativa são os sacos à vácuo, ideais para ajudar na conservação e aumentar o espaço útil dentro de malas e armários. Sacos TNT também podem te ajudar a proteger suas peças contra umidade e poeira.
4. Troque as peças natalinas aos poucos
Apesar desses cuidados extras, ainda será necessário substituir uma ou outra peça. Além disso, cada ano o mercado renova as tendências, portanto, trocar seus conjuntos aos poucos pode ser uma boa solução.