Papai Noel e suas tradições: entenda as origens e simbologias do bom velhinho

Descubra as origens do Papai Noel, desde São Nicolau até Santa Klaus, e como diferentes tradições formaram o icônico bom velhinho do Natal

Publicado em 09/12/2024 às 21:01
Google News

As comemorações de Natal são repletas de símbolos e personagens encantadores que cativam tanto adultos quanto crianças.

Entre as luzes, decorações temáticas, trocas de presentes e pratos típicos que unem famílias e comunidades, há um protagonista que se destaca: o Papai Noel.

Conhecido como o “bom velhinho”, esse personagem, que distribui presentes no dia 25 de dezembro, carrega diversas facetas e histórias fascinantes.

Scarlett Dantas, professora de História do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explora as origens e as múltiplas simbologias relacionadas a ele.

A figura do Papai Noel resulta de uma mistura de tradições. Confira:

ORIGENS DE PAPAI NOEL

1. São Nicolau

Um cristão grego que viveu no Império Romano entre 270 e 343 e se tornou bispo de Mira.

Reconhecido por seus milagres e atos de caridade, São Nicolau foi canonizado e é reverenciado como santo pela Igreja Católica e Ortodoxa.

“Muitos de seus milagres estão ligados à prática da caridade, à doação e até mesmo à ressuscitação de crianças.

Por isso, o dia 6 de dezembro foi dedicado à troca de presentes e às crianças. ‘São Nicolau’, ‘Saint Nicolas’ e ‘Sinterklaas’ são variações do mesmo nome, em diferentes culturas”, destaca Dantas.

2. Papai Noel/Father Christmas

Na tradição britânica, ele é retratado como um velhinho alegre e rechonchudo, que usava roupas vermelhas ou verdes e gostava de comida, bebida e música.

Durante os conflitos religiosos do século XVII, os puritanos tentaram eliminar tradições e heranças culturais vistas como católicas. “O Natal foi proibido na Grã-Bretanha em 1644, mas foi restaurado 16 anos depois.

Como o Father Christmas não estava diretamente ligado a um santo, sua imagem se popularizou tanto entre puritanos quanto católicos”, explica a professora.

No Brasil, o nome ‘Papai Noel’ é similar ao ‘Papai Natal’, como é conhecido em Portugal.

3. Santa Klaus

Nos Estados Unidos, a figura do Papai Noel foi amplamente difundida, especialmente com a chegada de imigrantes, que trouxeram consigo diversas tradições folclóricas.

No início do século XIX, essas influências se combinaram, dando origem à figura de Santa Klaus.

O poema "A Visit from Saint Nicholas", mais conhecido como "The Night Before Christmas", de Clement Clarke Moore, publicado em 1823, ajudou a consolidar a imagem do Papai Noel, incluindo a ideia de que ele viaja em um trenó puxado por renas voadoras, conforme explica Dantas.

Como decorar sua casa para o Natal

Tags

Autor