Dezembro Laranja: Sintomas do câncer de pele e importância do diagnóstico precoce

SES-PE alerta para os sintomas do câncer de pele, destacando a importância do diagnóstico precoce e da proteção solar para prevenção.

Publicado em 06/12/2024 às 12:04
Google News

O câncer de pele é uma das doenças mais comuns no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1.900 pessoas morreram em decorrência do tumor em 2019.

Embora seja uma doença silenciosa, os sinais podem ser identificados com atenção, e o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

Dezembro Laranja

Com o intuito de alertar a população sobre os riscos e promover a conscientização, o mês de dezembro é marcado pela campanha Dezembro Laranja, que reforça a importância da proteção solar e da realização de exames periódicos. A prevenção e o monitoramento da saúde da pele são fundamentais para evitar o desenvolvimento do câncer e suas complicações.

Em celebração ao período, o Hospital Otávio de Freitas (HOF) realizará neste sábado (07) um ambulatório dermatológico por livre demanda, no Recife, oferecendo exames preventivos, esclarecimento de dúvidas e agendamentos para acompanhamento.

A campanha de conscientização busca alertar sobre os riscos do câncer de pele, especialmente causados pela exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV), e destacar a importância da proteção solar.

Sintomas do Câncer de Pele

A detecção precoce é fundamental, por isso é importante ficar atento aos principais sinais como manchas, feridas que não cicatrizam ou alterações em pintas já existentes. É preciso ficar atento aos sinais que mudam de tamanho e cor.

“Existe a regra ABCD, ou seja, lesões que são Assimétricas de bordas Irregulares, com várias Cores e Diâmetros, com lesões maiores que meio centímetro”, alerta a médica dermatologista do HOF, Lígia Pessoa. “O HOF tem a iniciativa do dia 7 de dezembro para reforçar a importância da detecção precoce, que é determinante para o sucesso do tratamento contra o câncer de pele”, destaca.

O uso de protetor solar, chapéus de trama fechada, óculos escuros e roupas com proteção UV são medidas essenciais para a prevenção.

Ainda de acordo com a profissional, não basta apenas aplicar o protetor solar, é preciso saber o seu uso correto. “A primeira camada deve ser seguida de uma reaplicação, principalmente nas áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, colo e orelhas”.

  • Vale ressaltar que essas dicas são indispensáveis para quem frequentas praias ou locais sem proteção natural.

Além do HOF, o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) oferece atendimento e tratamento para pessoas com câncer.

O motorista do HCP, Robério Cavalcante conta seu testemunho após ser diagnosticado precocemente de carcinoma de pele: "O câncer parecia um ferimento atrás da orelha, sangrava e coçava. Fiz a cirurgia para remover e foi confirmado o diagnóstico. Depois disso, surgiram outros sinais, mas felizmente não era câncer. Cresci na praia, sem proteção solar, e hoje me cuido muito mais, usando protetor e evitando o sol. Graças a Deus, estou bem", contou Robério.

VEJA TAMBÉM: Saiba mais sobre a importância dos cuidados com a pele

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor