Os produtos mais vendidos da Black Friday

Os produtos mais vendidos da Black FridayOs produtos mais vendidos da Black FridayOs produtos mais vendidos da Black FridayOs produtos mai

Publicado em 27/11/2024 às 7:00
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O comércio e o público consumidor aguarda com ansiedade a chegada da Black Friday 2024, após desempenho abaixo do esperado nos dois anos anteriores, com queda no volume de venda.

Diferente do habitual crescimento, a expectativa do mercado é que o fluxo de consumo seja maior em lojas físicas, que favorece os pequenos e médios varejistas. 2023 trouxe ainda duas motivações para o próximo Black Friday: crescente nas taxas de recompra, ou seja, mais consumidores voltaram a comprar das mesmas lojas durante a Black Friday e pagamento no Pix (falamos mais a seguir).

Fluxo de consumo em loja física

O grande foco do Black Friday é o e-commerce. Por meio do varejo online está a maior parte das vendas durante o período promocional. Mas, segundo estudos do Índices de Performance do Varejo (IPV), o fluxo de clientes em lojas físicas cresceu 10,5% na semana da Black Friday 2023, em comparação ao mesmo período de 2022, o que motiva a baixa nos preços, também, nas lojas dentro de shopping centers e centros comerciais, que teve alta de 6% nas vendas.

Pequenos e médios lojistas também se destacaram e devem seguir crescendo em 2024, segundo especialistas de um estudo desenvolvido pela Neotrust. Conforme a pesquisa, esses modelos de negócios se adequaram às ideias da Black Friday e souberam atender as necessidades do consumidor.

O ticket médio, ou seja, a média por compra do cliente, a ser batido aumentou em todos os setores e pode ser esperançoso para 2024:

  • Pequeno varejo: 10,1% (R$ 412,8)
  • Grande varejo: 9,7% (R$ 812,2)
  • Médio varejo: 4,6% (R$ 379)

Produtos mais vendidos na Black Friday

Em 2023, as categorias de produtos mais vendidos foram: eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios e móveis. A partir de levantamento feito pela Promobit, os itens mais vendidos foram aqueles com mais ofertas divulgadas, com destaques para:

  • Produtos de informática;
  • Smartphones e tablets;
  • Produtos eletrônicos, de áudio e vídeo;
  • Vestuário e calçados masculinos;
  • Eletroportáteis;
  • Perfumes e produtos de beleza;
  • Utensílios domésticos;
  • Games;
  • Produtos de supermercado;
  • Móveis.

A plataforma também fez um ranking dos produtos com maior oferta para a Cyber Monday, que foi na segunda-feira seguinte à Black Friday, dia 27 de novembro. As melhores ofertas foram para:

  • TVs;
  • Smartphones;
  • Roupas masculinas;
  • Calçados masculinos;
  • Teclado e mouse;
  • Monitor;
  • Fone de ouvido;
  • Playstation 4;
  • Calçados femininos;
  • Caixa de som.

Quais são os produtos mais procurados?

Segundo uma pesquisa realizada pela startup de compras Pelando, 66% dos consumidores já sabem o que vão comprar.

Liderando o ranking de intenção de compra aparecem as categorias de eletrônicos e eletrodomésticos, com 68%. Em seguida, contemplando os segundo e terceiro lugares, vêm os itens de casa e cozinha (40%) e os celulares (31%), respectivamente.

  1. Eletrônicos e Eletrodomésticos – 68%
  2. Celulares – 31%
  3. Casa e Cozinha – 40%
  4. Ofertas Gratuitas – 30%
  5. Supermercado – 27%
  6. Itens de Moda, Saúde e Beleza – 27%
  7. Games – 26%

E as empresas preferidas do público?

  1. Amazon – 82%
  2. Mercado Livre – 65%
  3. Magazine Luiza – 60%
  4. Americanas – 44%
  5. Shopee – 41,3%
  6. Kabum – 41%
  7. Casas Bahia – 38%

Dentre os cerca de 500 consumidores ouvidos para a pesquisa, 68% pretendem fazer compras pela internet, enquanto 30% vão a lojas físicas e também farão compras online. Já os 2% restantes devem comprar apenas presencialmente.

Como evitar ciladas na Black Friday? Veja dicas do Procon

Meio de pagamento do Pix

O Pix foi a grande estrela da Black Friday 2023 e tem tudo para seguir em alta em 2024. Segundo relatório da plataforma Wake, o uso de ferramenta de pagamento instantâneo cresceu 65% na semana de ofertas.

Já a preferência pelo uso do cartão de crédito sem parcelamento também teve destaque, com aumento de 71,8% em comparação ao período de 2022. As transações efetuadas a partir de dispositivos móveis tiveram 64% da preferência do consumir na hora do pagamento das compras. 88% dos acionamentos foram por meio do WhatsApp, sendo o canal de atendimento mais utilizado.

Quem se deu mal?

Empresa que não oferece descontos reais, não garante espaço na Black Friday. As marcas que anteciparam as promoções e deram mais desconto em produtos selecionados tiveram sucesso na edição.

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