Os produtos mais vendidos da Black Friday
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O comércio e o público consumidor aguarda com ansiedade a chegada da Black Friday 2024, após desempenho abaixo do esperado nos dois anos anteriores, com queda no volume de venda.
Diferente do habitual crescimento, a expectativa do mercado é que o fluxo de consumo seja maior em lojas físicas, que favorece os pequenos e médios varejistas. 2023 trouxe ainda duas motivações para o próximo Black Friday: crescente nas taxas de recompra, ou seja, mais consumidores voltaram a comprar das mesmas lojas durante a Black Friday e pagamento no Pix (falamos mais a seguir).
Fluxo de consumo em loja física
O grande foco do Black Friday é o e-commerce. Por meio do varejo online está a maior parte das vendas durante o período promocional. Mas, segundo estudos do Índices de Performance do Varejo (IPV), o fluxo de clientes em lojas físicas cresceu 10,5% na semana da Black Friday 2023, em comparação ao mesmo período de 2022, o que motiva a baixa nos preços, também, nas lojas dentro de shopping centers e centros comerciais, que teve alta de 6% nas vendas.
Pequenos e médios lojistas também se destacaram e devem seguir crescendo em 2024, segundo especialistas de um estudo desenvolvido pela Neotrust. Conforme a pesquisa, esses modelos de negócios se adequaram às ideias da Black Friday e souberam atender as necessidades do consumidor.
O ticket médio, ou seja, a média por compra do cliente, a ser batido aumentou em todos os setores e pode ser esperançoso para 2024:
- Pequeno varejo: 10,1% (R$ 412,8)
- Grande varejo: 9,7% (R$ 812,2)
- Médio varejo: 4,6% (R$ 379)
Produtos mais vendidos na Black Friday
Em 2023, as categorias de produtos mais vendidos foram: eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios e móveis. A partir de levantamento feito pela Promobit, os itens mais vendidos foram aqueles com mais ofertas divulgadas, com destaques para:
- Produtos de informática;
- Smartphones e tablets;
- Produtos eletrônicos, de áudio e vídeo;
- Vestuário e calçados masculinos;
- Eletroportáteis;
- Perfumes e produtos de beleza;
- Utensílios domésticos;
- Games;
- Produtos de supermercado;
- Móveis.
A plataforma também fez um ranking dos produtos com maior oferta para a Cyber Monday, que foi na segunda-feira seguinte à Black Friday, dia 27 de novembro. As melhores ofertas foram para:
- TVs;
- Smartphones;
- Roupas masculinas;
- Calçados masculinos;
- Teclado e mouse;
- Monitor;
- Fone de ouvido;
- Playstation 4;
- Calçados femininos;
- Caixa de som.
Quais são os produtos mais procurados?
Segundo uma pesquisa realizada pela startup de compras Pelando, 66% dos consumidores já sabem o que vão comprar.
Liderando o ranking de intenção de compra aparecem as categorias de eletrônicos e eletrodomésticos, com 68%. Em seguida, contemplando os segundo e terceiro lugares, vêm os itens de casa e cozinha (40%) e os celulares (31%), respectivamente.
- Eletrônicos e Eletrodomésticos – 68%
- Celulares – 31%
- Casa e Cozinha – 40%
- Ofertas Gratuitas – 30%
- Supermercado – 27%
- Itens de Moda, Saúde e Beleza – 27%
- Games – 26%
E as empresas preferidas do público?
- Amazon – 82%
- Mercado Livre – 65%
- Magazine Luiza – 60%
- Americanas – 44%
- Shopee – 41,3%
- Kabum – 41%
- Casas Bahia – 38%
Dentre os cerca de 500 consumidores ouvidos para a pesquisa, 68% pretendem fazer compras pela internet, enquanto 30% vão a lojas físicas e também farão compras online. Já os 2% restantes devem comprar apenas presencialmente.
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Meio de pagamento do Pix
O Pix foi a grande estrela da Black Friday 2023 e tem tudo para seguir em alta em 2024. Segundo relatório da plataforma Wake, o uso de ferramenta de pagamento instantâneo cresceu 65% na semana de ofertas.
Já a preferência pelo uso do cartão de crédito sem parcelamento também teve destaque, com aumento de 71,8% em comparação ao período de 2022. As transações efetuadas a partir de dispositivos móveis tiveram 64% da preferência do consumir na hora do pagamento das compras. 88% dos acionamentos foram por meio do WhatsApp, sendo o canal de atendimento mais utilizado.
Quem se deu mal?
Empresa que não oferece descontos reais, não garante espaço na Black Friday. As marcas que anteciparam as promoções e deram mais desconto em produtos selecionados tiveram sucesso na edição.