Mês da Consciência Negra no Paço do Frevo: Cortejos, Shows e oficinas celebram a cultura Afro-brasileira

Cortejo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, show do Afoxé Oxum Pandá e oficina 'O Frevo é Negro' marcam as atividades do Mês da Consciência Negra.

Publicado em 18/11/2024 às 15:48
Google News

O Paço do Frevo, em Recife, está promovendo uma série de eventos para celebrar o Mês da Consciência Negra e a forte influência da cultura afro-brasileira nas tradições pernambucanas.

Durante o mês de novembro, o museu destaca atividades como o cortejo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, a apresentação do Afoxé Oxum Pandá e a oficina "O Frevo é Negro", com acesso gratuito para o público.

A agenda de eventos começa nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, com o cortejo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá. Fundado em 2004 no bairro do Ibura, o grupo fará uma concentração no Marco Zero, às 18h, para seguir pela Rua do Bom Jesus até o Paço do Frevo, onde se apresentará às 19h.

O Afoxé Omô Nilê Ogunjá é conhecido por sua união de dança, música e percussão, em um espetáculo que resgata tradições ancestrais e promove a luta antirracista. Seus trajes em azul e branco representam os orixás Ogum e Oxalá.

No domingo (24), o Paço do Frevo recebe o Afoxé Oxum Pandá para o show "Dignidade de Rainha", às 18h.

A apresentação é parte das comemorações pelos 30 anos do grupo e exalta a ancestralidade afro-brasileira através de Ijexá, cantos e danças. O show faz uma homenagem à orixá Oxum, símbolo de beleza, amor e prosperidade, e reforça o compromisso do grupo com a preservação da cultura afro-pernambucana.

Foto: Zé Gabriel
Imagem do AFOXÉ OXUM PANDÁ - Foto: Zé Gabriel

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Mestre Tonho das Olindas, do grupo Frevo, Capoeira e Passo, conduzirá a oficina "O Frevo é Negro", que tem como objetivo explorar as raízes do frevo de rua na capoeira.

O curso, que ocorre das 10h às 13h30, oferece uma reflexão sobre a importância da capoeira no desenvolvimento do frevo e a preservação de seus passos, com foco na metodologia de Mestre Nascimento do Passo, um grande influenciador na dança.

Foto: Hugo Muniz
Imagem do Mestre Tonho das Olinda - O Frevo é Negro - Foto: Hugo Muniz

Além desses eventos, o Paço do Frevo realiza o 7º Encontro de Pesquisadores do Frevo, de 21 a 23 de novembro, com o tema "Futuros e Saberes das Juventudes".

O evento reunirá profissionais da cultura e pesquisadores para discutir o papel das novas gerações na preservação e futuro do frevo, com conferências e rodas de apresentação.

O Mês da Consciência Negra também traz a estreia do projeto audiovisual "João Pernambuco – Coração do Violão", com a cantora Glaucia Nasser, em homenagem ao violonista pernambucano.

Foto: Vinicius Campos
Imagem da cantora Glaucia Nasser. - Foto: Vinicius Campos

O show será apresentado no dia 22 de novembro, Dia do Músico, e contará com a participação de diversos artistas, além do desfile de um boneco gigante do Poeta do Violão, João Pernambuco, que será exibido no Paço do Frevo.

Paço do Frevo

O Paço do Frevo é um espaço de referência na preservação e difusão do frevo, considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Localizado no Recife, o museu realiza ações de pesquisa, formação e celebração da cultura do frevo e das agremiações que o fazem vibrar até hoje.

Tags

Autor