Glaucia Nasser lança espetáculo "João Pernambuco - Coração do Violão", com show e boneco gigante do compositor

O músico pernambucano, considerado protagonista da história do violão no Brasil, será homenageado no dia 22 de novembro, em frente ao Paço do Frevo

Publicado em 18/11/2024 às 12:57
Google News

Este mês de novembro de 2024 celebra os 141 anos de João Pernambuco, artista que revolucionou a música brasileira, conhecido por ser o primeiro músico a escrever para violão solo no país.

No dia 22 de novembro, a cantora mineira Glausia Nasser homenageia o compositor por meio do lançamento audiovisual do espetáculo "João Pernambuco - Coração do Violão", que foi gravado em maio deste ano no Teatro de Santa Isabel, no Recife.

O lançamento acontecerá em um palco montado em frente ao Paço do Frevo, no Recife antigo, às 19h30. Glaucia estará acompanhada por Paulo Dafilin (violão), Cezzinha (sanfona) e Luidinho (sopro) para cantar e contar João Pernambuco, com telão gigante transmitindo os melhores momentos do espetáculo.

A homenagem também contará com a presença do Bloco da Saudade, Patriônio Cultural Imaterial de Pernambuco, bem como a aparição do boneco gigante de João Pernambuco, feita pelo bonequeiro de Olinda Mestre Camarão. Ele desfilará com a Orquestra do Maestro Oséas.

O espetáculo também será lançado online, no mesmo dia, na plataforma YouTube.

"João Pernambuco é um dos grandes representantes dessa continental cultura nacional e uma inspiração para todos nós. Este projeto me toma o corpo, a alma, o espírito. Faz a gente se sentir verdadeiramente brasileiro. É ir na raiz do Brasil e dizer a todos nós o tamanho da nossa grandeza", reflete Glaucia.

Divulgação
Cantora Glaucia Nasser lança espetáculo audiovisual em homenagem a João Pernambuco - Divulgação

A cantora já possui 15 álbuns lançados e estuda o legado da música há quase 20 anos, tendo realizado espetáculos como "Um reencontro com o Brasil", homenageando Chiquinha Gonzaga.

Em 2025, a artista celebrará seus 20 anos de carreira com um álbum de músicas inéditas.

O projeto “João Pernambuco - Coração do Violão”, com trechos já sendo apresentados nas redes sociais de Glaucia (@glaucianasser), tem direção musical e arranjos assinados por Paulo Dafilin, direção artística de Julio Cesarini e realização do Instituto João Pernambuco com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor.

João Pernambuco, pelo crítico musical Mauro Ferreira

Divulgação
João Pernambuco foi um dos compositores da música "Luar do Sertão" - Divulgação

João Pernambuco foi muito mais do que o criador da melodia do hino caipira “Luar do sertão” (1910) em feito omitido pelo parceiro letrista do compositor no tema, Catulo da Paixão Cearense, mas afiançado e creditado por historiadores e pesquisadores da música brasileira.

Menino do sertão, nascido em povoado que daria origem à cidade de Petrolândia (PE), João Pernambuco migrou para a cidade do Rio de Janeiro no início do século XX, em 1904.

Em terras fluminenses, onde aportou com 21 anos, o músico se aperfeiçoou no toque do violão – a ponto de ter se tornado um ás do instrumento – e construiu obra modernista que, mesmo com o compositor trazendo o sertão dentro dele com toda a bagagem sonora do agreste pernambucano, sobre transitar por gêneros como choro, maxixe e valsa.

Serviço:

Glaucia Nasser lança o audiovisual do espetáculo “João Pernambuco - Coração do Violão”
Dia 22 de novembro, no Youtube (www.youtube.com/user/glaucianasser)

Lançamento no Recife:

Em frente ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, Recife Antigo

Dia 22 de novembro, às 19h30, acesso gratuito

Com Glaucia Nasser, Bloco da Saudade, Orquestra do Maestro Oséas e o boneco gigante de João Pernambuco

Ficha técnica:

Diretor Musical e Arranjos: Paulo Dafilin. Diretor Artístico: Julio Cesarini. Realização: Instituto João Pernambuco com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor. Voz: Glaucia Nasser. Violões: Paulo Dafilin. Baixo: Fernando Nunes. Guitarra: Guiza Ribeiro. Violoncelo: Jonas Moncaio. Acordeon e Teclado: Pedro Cunha. Bateria: Thiago Gomes. Flauta e Saxofone: Cassio Ferreira. Percussão: Chrystian Galante. Percussão: Leandro Vieira

Faixas:

1 - Coração Bobo (Alceu Valença)
2 - Voltei Recife (Alceu Valença)
3 - Caminho do Sertão (João Pernambuco / José Leal)
4 - Luar do Sertão (João Pernambuco / Catulo da Paixão Cearense)
5 - Sebastiana (Rosil Cavalcante)
6 - Sons de Carrilhões (João Pernambuco / José Leal)
7 - Ai Que Saudade D'ocê (Vital Farias)
8 - Numa Sala de Reboco (Luiz Gonzaga)
9 - Cabocla de Caxangá (João Pernambuco / Catulo da Paixão Cearense)
10 - Zum-Zum (Paulo Soledade e Fernando Lobo)
11 - Quem Me Deu Foi Lia (Antonio Baracho)
12 - Frevo Nº 2 (Antonio Maria)
13 - Graúna (João Pernambuco / Paulo Dafilin)
14 - Xô Xô Meu Sabiá (Autor desconhecido)
15 - O Último Pau de Arara (Corumba / Venâncio / José Guimarães)
16 - Pau de Arara (Vinicius de Moraes / Carlos Lyra)
17 - Rosa (Pixinguinha / Otavio de Souza)
18 - Carinhoso (Pixinguinha / João De Barro)
19 - Raízes e Frutos (Paulo Dafilin / José Leal)
20 - Com Que Roupa (Noel Rosa)
21 - Chiclete com Banana (Jackson do Pandeiro)
22 - Eu Só Quero Um Xodó (José Domingos de Moraes)

Tags

Autor