Feng Shui na Cozinha: 4 dicas para harmonizar o ambiente
Aprenda a aplicar o Feng Shui na cozinha com dicas essenciais para criar um ambiente harmonioso, equilibrado e cheio de energia positiva para o dia.

O Feng Shui é uma prática antiga, que tem como objetivo harmonizar os espaços e atrair boas energias.
Em especial na cozinha, lugar utilizado para conversar, comer e se divertir, é possível harmonizar as energias de forma que favoreça a sua vida no cotidiano. Segundo Arthur Peroni, consultor esotérico da iQuilíbrio, o objetivo do Feng Shui é potencializar o positivo e minimizar os aspectos negativos.
“É na cozinha onde acontece a grande celebração de sabores, de aromas e a transformação dos alimentos e da energia vital. Com o Feng Shui, é possível ativar todas as energias positivas, deixando o ambiente mais agradável e harmonioso, no entanto é importante atentar-se aos detalhes” aconselha.
Para te ajudar nessa missão, Arthur aproveitou para trazer dicas de como implementar algumas práticas na sua cozinha. Confira mais abaixo!
Mantenha a cozinha organizada
Os armários são representates da ordem nas finanças, portanto, manter a cozinha sempre limpa e organizada pode renovar as energias. Além disso, os móveis e eletrodomésticos devem estar em uso e funcionando normalmente.
Tudo que estiver sem uso ou sem funcionar representa energia parada, por isso dou ou jogue fora esses itens.
Valorize o elemento fogo
Sendo o astro da cozinha, o fogo também está relacionado com as finanças. É por meio da alimentação que conseguimos a energia física.
Por isso, sempre que possível, cuide do seu fogão regularmente. De acordo com os chineses, existe um deus na cozinha e seu lugar preferido é esse eletrodoméstico que representa a prosperidade.
Invista em uma decoração alegre
Contar com uma decoração alegre e iluminada é fundamental para valorizar todas as energias do espaço. Para inspirar os amantes da gastronomia, é ideal investir em utensílios bonitos e alegres que levam boas vibrações.
Cores claras
O ideal é contar com uma paleta de cor em tons neutros e a cor branca, que são as melhores opções para o ambiente e os móveis.
A cozinha deve ficar clara, mas pode conter detalhes com cores intensas e coloridas, para contribuir com o ambiente alegre.
É importante evitar o preto, tendo em vista que a cor simboliza a água e entra em conflito com o fator fogo, que é destaque da cozinha. O vermelho pode ser uma opção, no entanto, é preciso ter cautela e não exagerar.
“A harmonia agradável e alegre da cozinha é capaz de transformar o seu dia a dia em momentos muito melhores. Isso diminui as energias pesadas que prejudicam a saúde mental, física, emocional e espiritual”, conclui Viveiros.