Música, oficinas e artesanato marcam presença no 16º Encontro Nordestino de Xaxado, em Serra Talhada

Evento gratuito, que acontece no Sertão do Estado, começa na próxima quarta-feira (13) e segue até o domingo (17), com muitas atividades

Publicado em 11/11/2024 às 16:30

Para celebrar a cultura popular e preservar a história, grupos de Xaxado de várias regiões do Brasil, incluindo Nordeste, Norte e Sul, se apresentarão no 16º Encontro Nordestino de Xaxado, que ocorrerá de quarta-feira (13) até domingo (17), em Serra Talhada-PE, no Sertão do Estado.

A programação, totalmente gratuita, inclui apresentações de dança, oficinas, rodas de Xaxado, feira de artesanato e visitas aos principais pontos turísticos ligados ao Cangaço e à figura de Lampião. Ao todo, mais de 20 atrações estão previstas durante os cinco dias de evento.

Programação

Durante o dia, as atividades ocorrerão em diferentes locais, como os polos de alimentação da Feira Livre, a Escola Neto Pereirinha, o Colégio Cônego Tôrres e o Museu do Cangaço.

À noite, a partir das 19h, todos os grupos de dança estarão na Estação do Forró, animando o público com o ritmo do xaxado.

"É maravilhoso ver o Brasil todo celebrando suas tradições conosco, aqui na Capital do Xaxado, valorizando nossa história", afirma Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, organizadora do evento.

O evento contará com a participação de grupos renomados, como Cabras de Lampião, de Serra Talhada (PE), Estrelas do Sertão, de José da Penha (RN), Txai, de Fortaleza (CE), Cia Raízes, de Campina Grande (PB), e Na Pisada de Lampião, de Poço Redondo (SE).

A programação completa pode ser conferida no site oficial do Museu do Cangaço, e também está disponível no Instagram @encontro.xaxado.

Patrocinado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Ministério da Cultura, e com a produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião, em parceria com o Centro Dramático Pajeú e a Agência Cultural de Produção e Criação, o evento tem entrada gratuita.

Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

Serra Talhada, conhecida como a 'Capital do Xaxado', e o estado de Pernambuco têm adotado diversas iniciativas para preservar essa dança, que tem suas raízes no contexto do Cangaço.

O Xaxado foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco pela Lei Estadual nº 13.776, publicada em 26 de setembro de 2009, e como Patrimônio Cultural de Serra Talhada pela Lei Municipal nº 1.404, de 15 de abril de 2014.

Além disso, desde 2023, o Dia Estadual do Xaxado é comemorado em 7 de julho, conforme a Lei nº 286/2023.

Tags

Autor