Black Friday: Pesquisa revela cupons favoritos dos brasileiros

77,5% dos consumidores preferem vouchers de desconto, mas nem sempre são os mais vantajosos; poder de negociação e exclusividade são decisivos.

Publicado em 06/11/2024 às 10:35

O mês de novembro é um dos mais aguardados pelos consumidores, devido a chegada da Black Friday, período recheado de promoções e descontos em todas as lojas e serviços. 

Apesar da data ser conhecida por ser acontecer na última sexta-feira de novembro, que neste ano ocorre no dia 29/11, muitos estabelecimentos já começar a baixar os preços no início do mês, além de oferecer os famosos vouchers de desconto.

Com isso, é comum que muitas pessoas acabem se perdendo com tantas opções disponíveis, ficando em dúvida sobre quais são os descontos mais vantajosos.

Pensando nisso, a plataforma Eu Amo Cupons revelou os vouchers mais desejados pelos consumidores e ainda disponibilizou dicas para encontrar os melhores códigos promocionais para o seu bolso.

Cupons favoritos dos brasileiros

De acordo com a análise, 77,5% dos usuários procuram por vales de desconto para qualquer compra no site da loja parceira. Em geral, os códigos de frete grátis são procurados por 10% do público.

Em seguida estão os cupons de primeira compra, que somam 7%. O restante, 5,5%, é dedicado aos itens específicos, como "cupons de desconto para Playstation 5". 

Os dados foram coletados de acordo com números do último ano da plataforma, que gerou R$ 136,6 milhões de economia nos mais de três milhões de cupons distribuídos desde 2016.

Quais são as melhores opções?

Apesar de serem os favoritos, isso não significa que são sempre as melhores opções para os consumidores. “O tipo de produto ou serviço influencia na escolha. Há uma mudança de comportamento quando o objeto de desejo é um item grande como um eletrodoméstico, cujo custo da entrega costuma ser mais alto. Nesses casos, geralmente vale mais a pena optar pelo frete grátis”, observa Rogério Vairo, criador do site especializado em ofertas e promoções.

Cerca de 6% dos carrinhos são abandonados durante a etapa de dados para entrega, de acordo com uma pesquisa da Yampi. Ao utilizar o código de isenção de taxa, as chances de desistência são reduzidas. 

Cupons de desconto causam empoderamento, exclusividade e satisfação

Os três pilares dos sentimentos humanos! Quem não deseja se sentir único e satisfeito? Ao proporcionar essa sensação ao consumidor, as chances de efetivação de compra se tornam muito maiores.

Enquanto na loja física ele pode barganhar por valores à vista, no mundo online ele consegue uma redução significativa com os vouchers de desconto. “É satisfatório conseguir um valor diferenciado e especial, além de ter a percepção de economia, de enxergar a diferença de preços ao aplicar o cupom”, afirma Vairo

Ainda segundo um estudo da Nielsen, essa escolha é refletida em 35% dos brasileiros, que afirmaram preferir comprar com apoio de lojas de desconto. 

Uma boa dica é priorizar os cupons de primeira compra, que só podem ser utilizados uma vez. “As lojas oferecem esses tickets para atraírem novos clientes, enquanto as outras promoções ajudam a fidelizá-los”, conta o fundador da Eu Amo Cupons. 

Brindes são essenciais

Os brindes são especialmente desejados entre os consumidores de beleza, sendo um dos principais chamativos em 80% dos e-commerces que disponibilizam o vale presente. “Quando não encontram os cupons que desejam, os usuários optam por outros que oferecem brindes em troca de um valor mínimo de compra”, aponta Vairo.

Antes de escolher, avalie as regras de resgate, característica e principalmente tamanho do item ofertado. 

Dentro da Eu Amo Cupons, 60% dos usuários correm em busca de códigos de desconto válidos para qualquer compra no site da loja parceira, enquanto 26% ativam vouchers de primeira compra.

Em terceiro lugar estão as ofertas de brindes e frete grátis. Os outros 1,5% seguem na procura específica, com nomes de marcas e jolas. 

A dica final é que, assim como nos outros setores, você reflita bem e faça um bom uso da calculadora antes da realização de uma compra.

Tags

Autor