Pianista leva música clássica a cinco cidades de Pernambuco; veja programação
"Um Piano por Pernambuco" é um projeto itinerante de sensibilização musical, que começa dia 1º de novembro, e segue por vários municípios do Estado.

O pianista pernambucano Luis Felipe Oliveira inicia uma turnê emocionante por cinco cidades com o projeto "Um Piano por Pernambuco". Com a proposta de aproximar a música clássica do público e democratizar o acesso a essa arte, a iniciativa itinerante trará recitais gratuitos, além de masterclasses e concertos-aula durante o mês de novembro, passando de Recife ao Sertão: Recife (dia 1º, na ETE de Criatividade Musical, Boa Vista), Vitória de Santo Antão (dia 8, Teatro Silogeu), Caruaru (dia 12, Teatro Rui Limeira Rosal), Arcoverde (dia 13, Teatro Geraldo Barros) e Triunfo (dia 14, Convento São Boa Ventura).
Luis Felipe destaca que levar o piano para locais onde o instrumento e a música clássica não são comuns é uma forma poderosa de enriquecer a cultura local e despertar a curiosidade e o encantamento.
“Algumas pessoas, especialmente crianças, verão um piano pela primeira vez. Foi o que mudou minha vida aos 15 anos, e espero que esse primeiro contato inspire outros também”, reflete o pianista. “Quero que o público não só ouça a música, mas também perceba a beleza e o encanto do instrumento de perto”, diz Luis.
Nascido em Gravatá, Luis Felipe encontrou o piano por acaso em 2012, durante uma edição do "Festival Virtuosi" em sua cidade. Sem nenhum conhecimento prévio, começou a estudar sozinho pela internet.
Aos poucos, recebeu o apoio de um gerente de hotel, que lhe deu acesso a um piano e até o convidou para tocar nos finais de semana para os hóspedes. Nos outros dias, o instrumento ficava à disposição do jovem para treino.
Hoje, aos 27 anos e reconhecido internacionalmente, Luis Felipe retorna ao sertão pernambucano com o piano que transformou sua vida. Inspirado por iniciativas como “Um Piano pela Estrada”, de Arthur Moreira Lima, e “Piano Brasil”, de Miguel Proença, o pianista deseja oferecer ao público de Pernambuco a oportunidade de vivenciar a música clássica e o encantamento que só o piano pode proporcionar.
Repertório
O repertório de “Um Piano por Pernambuco” traz a riqueza e a diversidade da música clássica através de composições de Liszt, Chopin, Villa-Lobos e do pernambucano Dierson Torres, de quem será executada a peça ‘Seis Variações sobre o Hino de Pernambuco’, escrita pelo compositor a pedido de Luis Felipe - e ao pianista gravataense dedicada.
Com duração de 50 minutos, o programa propõe uma viagem pelos primórdios do repertório pianístico do romantismo do século 19, passando pelo nacionalismo brasileiro no século 20 e chegando até o século 21 com um compositor pernambucano vivo.
O projeto incluirá masterclass e concerto-aula de sensibilização à música erudita para estudantes do ensino fundamental e médio.
Os encontros terão tradução simultânea em Libras, garantindo acessibilidade para o público surdo e com deficiência auditiva.
Todos os textos produzidos para o projeto, incluindo o programa com informações sobre as obras, compositores e intérprete, serão disponibilizados online com descrição de imagens, assegurando o acesso para pessoas com deficiência visual.
"Um Piano por Pernambuco" conta com apoio dos Pianos Chateaubriand e incentivo da Fundarpe/Funcultura/Governo de Pernambuco.
"Um Piano por Pernambuco": serviço
01/11 - Recife
- Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (Rua da Aurora, 439 - Boa Vista)
- 9h - Masterclass
- 19h30 – Recital
08/11 - Vitória de Santo Antão
- Teatro Silogeu (Rua João Fernandes Vieira, 200 – Matriz)
- 10h – Concerto aula
- 14h – Concerto aula
- 19h30 – Recital
12/11 - Caruaru
- Teatro Rui Limeira Rosal (Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis)
- 15h – Concerto aula
- 19h30 – Recital
13/11 - Arcoverde
- Teatro Geraldo Barros (Rua Capitão Arlindo Pacheco, 364 – Centro)
- 15h – Concerto aula
- 19h30 – Recital
14/11 - Triunfo
- Convento São Boa Ventura (Avenida Frei Fernando, 194 – Triunfo)
- 14h – Concerto aula
- 19h30 – Recital