CasaCor PE: Quarto Infantil conquista Selo Pipa e inova no cuidado com a primeira infância

Em projeto inédito da CasaCor PE, Duo.PL Arquitetura recebe o Selo Pipa de Cuidado à Primeira Infância por destaque em desenvolvimento infantil.

Publicado em 25/10/2024 às 9:13 | Atualizado em 25/10/2024 às 11:07

Na última quarta-feira (23), de maneira inédita num projeto de quarto infantil em todas as edições da CasaCor PE, a Duo.PL Arquitetura, que tem à frente as sócias Carolina Puttini, Catarina Lins e Mariana Perazzo, recebeu o Selo Pipa de Cuidado à Primeira Infância.

A honraria foi concedida pelo Instituto Primeira Infância Plantar Amor (Pipa), instituição fundada há 6 anos no Estado com o objetivo de orientar e estimular os cuidadores sobre o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida.

A entrega foi feita no dia 23 de outubro, à tarde, no espaço do Quarto Infantil com Brinquedoteca da CasaCor pelo diretor do Instituto Pipa, Rogério Morais, e contou com a presença das arquitetas e da conselheira e representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), Suely Vasconcelos Mangabeira.

Um novo olhar para os espaços infantis

De acordo com Rogério Morais, esse foi o pontapé do projeto Selo Pipa, que tem a intenção de se estender ao segmento de hotéis, bares e restaurantes. Então são dois pioneirismos ao mesmo tempo que é, a inauguração do Selo e o primeiro espaço destinado ao público infantil a receber em todos os anos da CasaCor.

“É um projeto muito interessante com conceitos e premissas importantes para cuidar, proteger e incentivar o desenvolvimento infantil. A proposta de um quarto lúdico com muitos brinquedos, muitos livros, capaz de promover o estímulo saudável à leitura e às brincadeiras na primeira infância sem a utilização das telas pois é algo que realmente prejudica esse crescimento. E isso é justamente o que o nosso Selo vem reafirmar”, pontua Morais.

O que o Selo Pipa representa?

A iniciativa do Pipa oferece orientação e suporte para que empreendedores e empresários possam criar espaços que promovam o brincar livre, a educação lúdica e a conexão com a natureza. E foi justamente, o que as arquitetas à frente da Duo.PL Arquitetura pensaram ao projetar o Quarto Infantil com Brinquedoteca, na CasaCor 2024.

O espaço é carinhosamente chamado de Viva Ceça!, e traz como referência o Morro da Conceição, sua arquitetura, bem como suas tradições e costumes e preza pelo resgate das brincadeiras tradicionais de antigamente.

Para elas, foi uma satisfação enorme receber esse reconhecimento e saber que estão contribuindo de forma positiva para o futuro das próximas gerações. "Acreditamos que o resgate da infância tradicional, faz surgir a base de uma sociedade mais humana e consequentemente um mundo melhor”, diz Mariana Perazzo, uma das representantes da DuoPL Arquitetura.

A importância da natureza no desenvolvimento infantil

Outro ponto de destaque do projeto que também está alinhado com os objetivos do Instituto Pipa é a questão da preservação do verde, da natureza como espaço de convivência saudável. O verde também está bastante presente no projeto do Quarto Infantil.

E é um dos requisitos do Selo Pipa. “A interação direta das crianças com o ambiente natural, incluindo parques, jardins e áreas externas, é fundamental para o desenvolvimento infantil, trazendo uma série de benefícios para o bem-estar físico, emocional e cognitivo das crianças, sendo essencial para um desenvolvimento integral e saudável durante a infância”, reforça Rogério Morais.

Tags

Autor