Higiene do sono: Entenda como esse hábito pode melhorar sua vida
Um dos principais aspectos para alcançar uma boa qualidade de vida é dar o descanso necessário para recuperação do seu corpo; veja dicas!
Ter uma boa qualidade de vida é o objetivo de boa parte das pessoas, que procuram construir seus hábitos diários de maneira que beneficie a saúde e o bem-estar geral.
Isso inclui também a rotina na hora de dormir, mais especificamente, os momentos que antecedem o tão merecido descanso.
Essas horas antes são cruciais para o desempenho do nosso corpo e, assim como existem hábitos que podem melhorar, também existem fatores que podem interferir nesse processo fisiológico tão importante.
Higiene do sono
Se você nunca ouviu falar desse termo, a "higiene do sono" é apontada como uma estratégia de saúde pública mais eficaz para o tratamento de diversos distúrbios do sono, tais como o sonambulismo, a insônia e o terror noturno.
Para ajudar na melhora do bem-estar e claro, auxiliar as pessoas que possuem problemas para dormir, o Dr. Lucas Vaz Padial, otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono com atuação no Hospital Paulista e na Clínica Jamal, listou as principais dicas para iniciar sua "limpar" sua rotina do sono.
Deitar assim que sentir o sono chegar, evitar atividades intensas, consumo de bebida alcoólica e uso de eletrônicos são os passos essenciais, que devem melhorar notoriamente as suas noites de sono. Outros aspectos, que dependem da disciplina, podem ser cruciais, como:
- Estabelecer horários regulares para acordar e dormir
- Entender/respeitar o seu cronotipo (adequar sua rotina de acordo com seus hábitos, sejam eles mais matutinos ou vespertinos)
Os estímulos sensoriais também podem atuar nesse protocolo, como uma temperatura agradável, um som de tranquilidade, cheiros calmantes, textura dos lençóis, etc.
Tudo isso pode ajudar a transformar o seu local de descanso em um ambiente agradável e que induza o sono.
O especialista listou ainda outros truques para aprimorar o seu sono:
O que evitar:
- Exposição excessiva à luz artificial;
- Comer muito antes de dormir ou alimentos mais “pesados”;
- Ficar pensando em excesso. Tente “esvaziar a mente” no momento de dormir;
- Tomar café, energético e outras bebidas estimulantes, principalmente à base de cafeína e taurina;
- Alimentos como chocolate, refrigerante e até chás que também possuam cafeína;
- Bebidas alcoólicas antes de dormir;
- Cigarro antes de dormir, pois também pode ser um estimulante que impede a sonolência e induz fragmentação do sono (assim como o café, chocolate etc.);
- Usar aparelhos eletrônicos (celular, notebook, televisão) antes de dormir;
- Atividades físicas intensas logo antes de dormir. O ideal é fazer isso durante o dia;
O que fazer:
- Manter a temperatura do quarto agradável;
- Deitar-se apenas quando sentir sono;
- Transformar o quarto em um ambiente agradável e que induza ao sono (temperatura, som, cheiro, textura da cama e travesseiros);
- Estabelecer horários regulares para acordar e dormir. Sono é um comportamento e requer ritmicidade;
- Respeitar seu cronotipo. Existem pessoas matutinas, mas existem as vespertinas. Entender seu ritmo ajuda a adequar melhor a rotina da vida ao sono;
- Não dormir durante o dia. Cochilar até no máximo 45 minutos desde que distante do horário de dormir.
VEJA TAMBÉM: CHÁS para DORMIR PESADO: 3 chás INCRÍVEIS para DORMIR PROFUNDAMENTE
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”