Superlua poderá ser vista nesta quinta-feira, 17/10; Veja detalhes

Hoje, a superlua brilha intensamente no céu, alcançando sua posição mais próxima da Terra, tornando-se um espetáculo celestial imperdível.

Publicado em 17/10/2024 às 9:47

Nesta quinta-feira, 17 de outubro de 2024, o céu estará ainda mais iluminado com a chegada da superlua, fenômeno que será vísivel.

A Lua parecerá maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O momento exato da lua cheia pode variar de acordo com o fuso horário.

Em noites de céu limpo, já é possível notar o satélite com um tamanho consideravelmente ampliado, atraindo a atenção de todos os que o observam.

Curiosidades sobre a Superlua

De acordo com a Agência Brasil, a Lua estará a cerca de 357.364 quilômetros de distância da Terra, enquanto sua média de distância gira em torno de 384.400 quilômetros.

Para a Lua Cheia ocorrer, é necessário que o Sol e a Lua se alinhem em lados opostos da Terra, o que faz com que haja iluminação completa na face visível da Lua.

Ainda de acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, o termo "superlua" não possui uma fundamentação científica.

Apesar disso, ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na extinta revista Dell Horoscope. Nolle definiu que uma "superlua" se refere à lua cheia que ocorre quando a Lua está no perigeu ou até 90% próxima dele, embora a razão para essa escolha não seja clara.

Por isso, existem algumas controvérsias entre as instituições astronômicas sobre a distância exata que define a chegada da superlua.

Josina Nascimento esclareceu que a superlua pode ocorrer em duas fases, tanto na cheia quanto na nova, aparecendo de uma a seis vezes por ano. Contudo, a distância entre a Terra e a Lua pode variar, já que a órbita lunar é elíptica, não circular.

Como observar a Superlua?

De acordo com a especialista, todas as luas cheias aparecem no horizonte (a leste) ao pôr do sol (a oeste) e desaparecem a oeste quando o Sol nasce. Segundo a Agência, a superlua desta quinta será a mais próxima da Terra neste ano. 

O tamanho da Lua permanece constante; não há aumento real do corpo celeste durante a superlua, portanto, a diferença é percebida no ângulo de observação. Quem deseja admirar o fenômeno, deve buscar locais afastados dos centros urbanos, onde a visualização é mais impressionante.

Saiba quais são os signos da terra


Tags

Autor