Dicas de treino e estilo de vida para o Verão 2025

Transforme seu corpo e mente com treinos e hábitos saudáveis, garantindo que você esteja pronto para brilhar no próximo verão de 2025.

Publicado em 16/10/2024 às 9:44

Estamos atualmente na primavera, no entanto, o foco de muitas pessoas costuma ser a próxima estação, que está quase batendo na porta: o verão!

Sendo uma das épocas mais aguardadas pelos amantes de festividades e férias, é um clima que costuma ganhar grande destaque também pelo bem-estar do corpo, levando à busca por uma atenção redobrada à dieta e exercícios físicos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, uma parte significativa da população brasileira está acima do peso. Em 2020, cerca de 60% dos adultos eram considerados com sobrepeso e 25% eram obesos.

Se você está em busca de melhorar o corpo até o verão de 2025, apresentaremos as melhores dicas para investir no seu treino, de acordo com Mônica Marques, Diretora Técnica da Cia Athletica.

Antes de tudo, a especialista reforça que em primeiro lugar, manter uma alimentação saudável em conjunto com essa prática de exercícios frequente é o que deverá fazer a real diferença no seu estilo de vida.

“Em nossas academias, é possível encontrar uma infinidade de aulas e treinos para todos os gostos e idades. Contudo, todas as nossas dicas e orientações estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares. Esse é um dos fatores mais importantes nesse processo, uma vez que os alimentos são fontes de nutrientes, mas também de calorias. Para emagrecer de forma saudável e conservar a massa muscular, é indispensável praticar atividade física regularmente”, destaca Mônica Marques.

Confira os melhores treinos para melhorar o seu condicionamento físico:

Treino cardio

Os exercícios cardiorrespiratórios são excelentes para quem quer perder uns quilinhos extras. As opções incluem caminhada, corrida, natação e bicicleta, que elevam a frequência cardíaca e ainda estimulam o metabolismo e a queima de calorias.

Treino HIIT

O High-Intensity Interval Training (HIIT) é um treinamento de alta intensidade, intervalado minuciosamente para queimar gordura de forma rápida e eficiente. Essa modalidade alterna entre períodos curtos de atividade intensa com intervalos de recuperação.

Em geral, existem um gasto energético maior, o que ajuda a queimar as calorias mais rapidamente. Além disso, o aumento do metabolismo causado pelo impacto do treino pode durar horas após a sessão de treino HITT, por conta do excesso de oxigêneo depois do exercício.

Musculação

É ideal acrescentar à musculação em uma rotina se você pretende aumentar a massa muscular durante o processo de emagrecimento. Além de perder a gordura indesejada também pode diminuir a taxa metabólica basal, resultando na perda de peso.

Esporte por idade: O que é recomendável?

De acordo com a especialista, existe um tempo de atividade indicado para cada faixa etária. Confira:

5 a 7 anos: cerca de 60 minutos de atividades aeróbicas, moderadas ou intensas, ao longo da semana são ideais para manter a saúde de crianças e adolescentes.

18 a 64 anos: já para adultos, é necessário incluir, semanalmente e moderadamente, de 150 a 300 minutos de atividade física. Para benefícios adicionais, mais de 300 minutos.

Intensa, de 75 a 150 minutos. Para benefícios adicionais, mais de 150 minutos. Também é recomendado a prática de musculação em, pelo menos, 2 dias na semana.

65+: idosos devem realizar atividades aeróbicas semanalmente. Moderada, de 150 a 300 minutos. Para benefícios adicionais, mais de 300 minutos. Intensa, de 75 a 150 minutos. Para benefícios adicionais, mais de 150 minutos.

Além disso, idosos também precisam realizar exercícios de fortalecimento muscular em 2 dias da semana ou mais. Outra recomendação é a realização de atividades de intensidade moderada que contribuam com o equilíbrio e a força em pelo menos 3 dias da semana.

Dicas extras

As práticas são essenciais para manter a saúde, no entanto, existem outros hábitos que podem contribuir com o bem-estar e a definição corporal

“Para emagrecer, é necessário estar em um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que o seu corpo gasta. Comer mais frutas e legumes, alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e que possuem poucas calorias, além de reduzir açúcar e alimentos processados, dando preferência também para as proteínas magras, importantes para a manutenção da massa muscular, principalmente durante o emagrecimento”, finaliza Mônica Marques.

VEJA TAMBÉM: Os BENEFÍCIOS dessa PLANTA vão te SURPREENDER! ORA-PRO-NOBIS

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor