Água com Limão emagrece? Nutricionista revela verdade por trás da prática

Entenda o segredo por trás da dieta que viralizou nos últimos anos da Água com Limão para emagrecer: será que funciona mesmo? Especialista revela!

Publicado em 15/10/2024 às 13:02

A prática de inserir a água com limão na dieta se tornou extremamente famosa nos útlimos anos, conhecida por ser uma das melhores "bebidas milagrosas" para alcançar a perda de peso.

Você provavelmente já deve ter escutado que "beber água com limão em jejum pode fazer maravilhas", com benefícios como aceleração do metabolismo, queimação de gordura, eliminar as toxinas e ainda emagrecer. 

Mas será que isso é verdade? Ou estamos diante de mais um mito de dieta? O nutrólogo referência em emagrecimento, Dr. Ronan Araujo, esclarece de uma vez por todas o que esse hábito realmente pode fazer pelo seu corpo e, quem sabe, colocar um ponto final nas dúvidas.

A origem da fama: o que tem no limão?

É claro que a fama da bebida não surgiria do nada. O limão é uma fruta rica em vitamina C e antioxidantes, além de possuir um ação anti-inflamatória que deu origem às principais receitas com o alimento.

Em geral, a hidratação adequada por si só já ajuda a regular o metabolismo e melhora o desempenho do corpo, então, qual exatamente a vantagem da bebida?

Tudo começou com a ideia de que beber água com limão pela manhã, de preferência em jejum, traria efeitos “detox” para o corpo, ajudando a eliminar toxinas e acelerando o emagrecimento.

O que poucas pessoas sabem é que o corpo já possui seus próprios mecanismos de desintoxicação — fígado e rins fazem esse trabalho de forma natural, sem precisar de uma ajudinha extra de limão. Então, será que realmente emagrece? A verdade é um pouco mais complexa.

A realidade:

Apesar dos seus inúmeros benefícios, ainda não existem evidências científicas que comprovem a atuação da bebida diretamente na queima de gordura. Ou seja, inserir em uma dieta sem fundamento e controle, provavelmente não vai derreter os quilinhos extras.

A sensação de leveza depois do consumo pode estar associada com alguns fatores:

1. Hidratação

Iniciar o dia com um copo de água, com ou sem limão, já pode ajudar no funcionamento do corpo, ainda mais depois de um jejum durante a noite. Além disso, ela também é responsável por ajudar a evitar a retenção de líquidos e aliviar o trânsito intestinal.

2. Controle de apetite

Esse efeito de controle do apetite pode ser mais psicológico do que fisiológico, com o sabor cítrico e refrescante dando uma sensação de saciedade.

3. Substituição de bebidas calóricas

Ao optar pelo consumo da água com limão, você pode trocar outras opções como refrigerante, suco industrializado ou outras bebidas calóricas do gênero, o que pode impactar na quantidade de caloria consumida no dia.

Quanto menos você ingerir, maior é a chance de perder peso. Mesmo assim, a diferença está na troca e não no consumo único do limão.

Se você adota a água com limão como parte de um conjunto de mudanças em sua rotina — como comer melhor, se exercitar e dormir bem —, naturalmente vai perder peso. A questão é que muitas vezes o limão acaba ganhando o crédito, mas é todo o novo estilo de vida que faz o trabalho pesado.

Apesr disso, a bebida também e benéfica para a saúde, proporcionando a melhora da digestão, hidratação de forma mais saborosa, vitamina c e ainda ação antioxidante.

Mitos populares sobre a água com limão

O especialista cita ainda alguns mitos muito conhecidos sobre a "bebida milagrosa":

“Água com limão acelera o metabolismo”: Cientificamente falando, não existe nenhuma comprovação científica para essa afirmação. O que realmente pode acelerar o metabolismo é a combinação de uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

“Limão em jejum emagrece mais”: Beber água com limão em jejum não adiciona nenhum benefício adicional para a perda de peso se comparada com qualquer outro momento do dia. Uma possível vantagem da prática vem do hábito de começar o dia com um copo de água.

“O limão alcaliniza o corpo”: Mesmo sendo ácido, muitas pessoas acreditam que o limão possa ter um efeito alcalinizante no organismo. No entanto, o própio corpo humano já é capaz de equilibrar o pH do sangue sob controle.

Cuidados com a bebida

Existem alguns casos que precisam de atenção maior, como pessoas com dentes sensíveis e problemas gástricos, que podem acabar se prejudicando com o consumo frequente da água com limão.

Vale a pena?

No final das contas, a água com limão não é o milagre que muitos acreditam, mas também não é apenas uma moda passageira. Se você gosta de começar o dia com um copo de água com limão, vá em frente!

"Só não espere que essa bebida, sozinha, vá transformar seu corpo. Para quem busca emagrecer, o foco deve estar em um plano alimentar equilibrado e em hábitos de vida saudáveis. O segredo é simples: água com limão pode ser um ótimo complemento, mas nunca a estrela principal da sua rotina de emagrecimento.”, conclui o Dr. Ronan Araujo.

VEJA TAMBÉM: DESINCHA E EMAGRECE: Receita de CHÁ DE BANANA

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor