4 cores de batom proibidos para mulheres 50+, pois envelhecem o rosto
Optar por cores que complementam a pele madura faz toda a diferença para manter um visual mais jovem e fresco. Confira lista de cores!
Escolher o batom certo é fundamental para a maquiagem, especialmente para mulheres acima de 50 anos. Alguns tons podem destacar linhas finas e dar a impressão de lábios mais finos, o que pode envelhecer o visual. Maquiadores alertam sobre quatro cores que devem ser evitadas por quem deseja um look mais jovem e vibrante, segundo o site Beleza Moderna.
1. Borgonha profundo
Tons escuros, como o borgonha profundo, tendem a chamar a atenção para as linhas ao redor da boca. Com o envelhecimento, a cor natural dos lábios e do rosto diminui, o que pode ser intensificado por batons escuros. Para um visual mais jovem, os especialistas recomendam optar por cores claras e vibrantes, como rosa e pêssego, que iluminam o rosto.
2. Vermelho escuro
Apesar de ser sofisticado, o vermelho escuro pode não ser ideal para quem deseja parecer mais jovem. Tons escuros absorvem mais luz, fazendo os lábios parecerem mais finos e criando um efeito que pode envelhecer o rosto. Para evitar essa "ilusão de envelhecimento", é melhor escolher vermelhos mais suaves e brilhantes, que realçam o volume natural dos lábios.
3. Ameixa profunda
Ameixa é uma cor que pode deixar os dentes com um aspecto mais amarelado e, se combinado com um acabamento matte, pode acentuar rugas e o ressecamento dos lábios. Se você ama essa tonalidade, a recomendação é usar versões mais hidratantes e em tons suaves que remetam a um rubor juvenil, trazendo frescor ao visual.
4. Nude muito claro
Embora populares, batons nude muito claros podem fazer o rosto parecer desbotado. Maquiadores sugerem escolher nudes mais escuros e com um toque rosado, próximos ao tom natural dos lábios. Isso ajuda a evitar que as linhas finas se destaquem e cria uma aparência mais elegante e harmoniosa.