6 palavras que só existem na língua portuguesa

Conheça seis termos muito comuns no cotidiano de falantes da língua portuguesa que não possuem tradução exata para nenhuma outra língua

Publicado em 06/10/2024 às 12:00

A língua portuguesa está repleta de particularidades e conta com palavras de significado muito específico, que simplesmente não possuem tradução em outras línguas.

De acordo com o Portal 6, as seis palavras abaixo são exclusivas do português, expressando sentimentos de maneira única.

1. Chamego

Chamego é uma palavra que representa uma maneira muito carinhosa e afetuosa de interagir com outra pessoa. Diferente de 'carinho', ela carrega um tom mais acolhedor e íntimo.

Esse termo dá a ideia de proximidade e aconchego no carinho físico que outras línguas não conseguem expressar com apenas uma palavra.

2. Desenrascanço

Essa palavra mais comum português de Portugal se refere à habilidade de solucionar problemas rapidamente de última hora, com improviso e criatividade.

3. Empreiteiro

Empreiteiro é uma palavra que define quem trabalha com a execução de obras e reformas, mas não existe nenhuma outra outra língua que expresse todas as nuances do cargo como o português.

É comum que ela seja traduzida como simplesmente "contratante" ou "construtor", mas esses termos não abrangem a totalidade do seu significado.

4. Malandragem

A malandragem é muito mais do que é uma simples esperteza. Ela se trata de se virar contra as dificuldades da vida com astúcia.

Esse termo tão presente na cultura brasileira não pode ser traduzido com apenas uma palavra em nenhuma outra língua.

5. Mimo

Mimo é uma palavra utilizada pra descrever uma lembrança que é preparada e entregue com muito carinho e cuidado, com um sentido muito afetuoso.

O termo não representa um simples presente ou agrado, e sim uma forma especial de demonstrar apreço.

6. Saudade

Saudade é a mais famosa entre as palavras sem tradução na língua portuguesa, representando um sentimento de carinho e nostalgia.

O termo pode fazer referência à ausência de uma pessoa, lugar ou momento com uma profundidade que outras palavras não conseguem captar.

Tags

Autor