O que significa mexer no cabelo durante uma conversa, segundo psicologia

Observar sinais sutis como toques no cabelo pode revelar bastante sobre as intenções de uma pessoa em um diálogo, melhorando a comunicação

Publicado em 29/09/2024 às 14:24

Unida com a comunicação, a psicologia é capaz de estudar e compreender o que os movimentos do corpo dizem sobre as intenções e os sentimentos de uma pessoa durante uma interação social.

A linguagem corporal transmite muitas informações. Mexer nos cabelos, manter os braços cruzados ou franzir a testa, por exemplo, são gestos que demonstram sentimentos não verbalizados.

O site Nd Mais explica que a linguagem corporal é uma ferramenta poderosa de conhecimento para pessoas observadoras. Ela é capaz de interpretar sinais que podem ser muito úteis para melhorar as relações interpessoais.

Para que os sinais que a linguagem corporal transmite sejam interpretados corretamente, no entanto, é necessário mais do que observar. Considerar contextos, cultura, situações, ambientes e o nível de intimidade entre os envolvidos é fundamental para entender o que as pessoas sentem.

O que significa mexer no cabelo?

Ansiedade e nervosismo

Ao mexer no cabelo durante um diálogo, a pessoa pode estar se sentindo nervosa ou ansiosa. Isso também pode indicar timidez e inseguranças.

Autoafirmação

Esse tipo de gesto também pode indicar que uma pessoa está tentando parecer mais confiante ou atraente.

Pensamento

Essa linguagem corporal pode se manifestar quando uma pessoa está processando alguma informação nova.

Flerte

Mexer no cabelo também é comum durante flertes e situações de sedução, em interações sociais que envolvem atração.

Veja também: Qual é a sua linguagem do amor?

Tags

Autor