Eclipse parcial da Superlua em 17 de setembro: saiba como assistir

Veja como acompanhar o eclipse parcial da noite da próxima terça-feira, 17, e entenda em detalhes como esse fenômeno acontece nos céus

Publicado em 16/09/2024 às 16:56

A noite de 17 de setembro, próxima terça-feira, reserva um verdadeiro espetáculo celeste: um eclipse parcial da Superlua.

Um eclipse lunar acontece quando o nosso planeta se alinha perfeitamente entre o Sol e a Lua. Assim, ele projeta sua sombra sobre o satélite. Esse tipo de fenômeno pode ser visto em qualquer lugar do mundo em que a Lua esteja acima do horizonte, conforme o site TecMundo.

Como acontece um eclipse lunar?

No eclipse lunar total, a Lua entra completamente na parte mais escura da sombra da Terra, chamada de umbra. Assim, ela adquire um tom avermelhado.

No eclipse lunar parcial, como o que acontece em 17 de setembro, apenas parte da Lua entra na Umbra.

Como será o eclipse de 17 de setembro?

No Cariri Tem.

Superlua dos Cervos é um dos fenômenos que acontecerão no calendário astronômico de julho. - No Cariri Tem.

No próximo eclipse parcial, apenas uma pequena parte do astro entrará na umbra. O fenômeno será sutil e até difícil de perceber.

Como esse eclipse será de baixa intensidade, a observação a olho nu será dificultada, especialmente em áreas com muita poluição luminosa.

No Brasil, o fenômeno será visível após às 23h do dia 17 e deve durar até à 1h do dia 18.

A boa notícia é que, nessa mesma noite, a Lua estará cheia e em seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica, o perigeu. Essa proximidade fará o astro parecer 14% maior e 30% mais brilhante.

Essa coincidência tornará o eclipse ainda mais marcante, pois o brilho da Superlua pode ofuscar a sombra projetada pela Terra.

Tags

Autor