Café nos cabelos: 4 mitos e verdades que você precisa saber
Confira o que o café realmente pode fazer pelos seus fios e quais cuidados são essenciais para usar de forma segura, segundo especialista

O café, conhecido por seu efeito revigorante na rotina matinal, também tem sido cada vez mais explorado nos cuidados capilares.
As redes sociais estão cheias de receitas caseiras que prometem resultados incríveis para os cabelos com a adição desse grão.
Mas, será que essas promessas têm fundamento? Vanessa Vilela, farmacêutica, bioquímica e CEO da Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais, que é pioneira no uso do café na cosmética, desmistifica alguns dos conceitos sobre o uso de café nos cabelos:
1. Combate o envelhecimento?
Verdade. Vanessa Vilela explica que “o café fortalece a estrutura capilar e retarda o envelhecimento precoce.
Seus antioxidantes combatem os danos causados pelos radicais livres, que podem deixar os cabelos frágeis e sem brilho.”
Produtos capilares que incorporam café ajudam a proteger e revitalizar os fios, mantendo-os saudáveis e vibrantes.
2. Fortalece contra a queda?
Verdade. A especialista afirma que “a cafeína ajuda no fortalecimento dos cabelos, tornando-os mais resistentes e menos propensos à quebra.”
Para quem tem mechas frágeis ou danificadas, a cafeína pode ser uma aliada importante.
3. Pó de café no couro cabeludo ajuda a hidratar?
Mito. “Não é recomendável, pois pode causar problemas, como dermatite,” adverte Vilela. Apesar dos benefícios da cafeína, aplicar o pó diretamente no couro cabeludo pode ser prejudicial, e não é a forma mais adequada de utilizá-la.
4. Ajuda no crescimento dos fios?
Verdade. Vanessa Vilela confirma que “o café realmente ajuda no crescimento do cabelo, mas não com cosméticos caseiros.
É recomendável usar produtos testados e comprovados.” A cafeína melhora a circulação no couro cabeludo, promovendo um crescimento capilar mais rápido e saudável.
Portanto, se você está pensando em incorporar café na sua rotina de cuidados com os cabelos, é fundamental escolher produtos adequados e evitar métodos caseiros que podem causar mais mal do que bem.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”