Eclipse Lunar em setembro: saiba dia e como acompanhar o fenômeno

O evento poderá ser visto na maior parte do mundo a passará por diversas fases até ser finalizado; veja como assistir ao eclipse lunar parcial

Publicado em 03/09/2024 às 15:27

O mês de setembro reserva um fenômeno astronômico visível na maior parte do mundo. Um eclipse lunar parcial poderá ser observado em meados do mês, visto a olho nu.

Um eclipse lunar parcial acontece quando o planeta Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, mas não de maneira alinhada. Dependendo do avanço da sombra da Terra a Lua, diferentes formatos podem aparecer no céu.

Quando será o eclipse lunar parcial em setembro?

O próximo eclipse lunar parcial ocorre entre os dias 17 e 18 de setembro. O fenômeno deve atingir seu ponto máximo às 23h44 do dia 17.

Para acompanhar o eclipse, basta olhar para o céu. Não são necessárias preparação ou instrumentos especiais.

Fases do eclipse

  • Entrada na penumbra: a Lua começa a adentrar a região da penumbra, a parte mais externa da sombra da Terra. A diminuição da luminosidade da Lua é sutil.
  • Entrada na umbra: a Lua começa a adentrar a região da umbra, a parte mais escura da sombra da Terra. A parte da Lua coberta pela umbra começa a escurecer de forma evidente, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Esse efeito é causado pela refração da luz solar na atmosfera terrestre.
  • Máximo do eclipse: a maior parte da Lua está coberta pela umbra. O contraste entre a parte iluminada e a parte eclipsada da Lua é máximo. A tonalidade avermelhada da Lua na umbra atinge seu pico.
  • Saída da umbra: a Lua começa a sair da região da umbra, e a parte escura começa a diminuir. A tonalidade avermelhada da Lua gradualmente diminui.
  • Saída da penumbra: a Lua sai completamente da região da penumbra. O eclipse termina.

Tags

Autor