8 formas de expressar elegância ao se comunicar
Conheça dicas e truques que vão além das regras de etiqueta para se comportar e se comunicar de maneira mais elegante com as pessoas

A forma como nos comunicamos com as pessoas, independente de quem sejam, causa um impacto imediato ao nosso redor e à forma como somos percebidos.
Por isso, é fundamental procurarmos expressar uma boa impressão que seja duradoura, tomando cuidado com nossas palavras e ações.
Assim, agir com elegância na comunicação é uma das melhores maneiras de causar uma primeira impressão positiva, sejam em relações sociais ou profissionais.
A elegância vai muito além das regras de etiqueta. Muitas pessoas confundem essa característica com formalidade excessiva ou a utilização de muitas palavras de cortesia.
Quer saber como verdadeiramente se comunicar com elegância? Confira 8 truques do site Primeira Página para esbanjar atitudes elegantes enquanto fala.
1. Vestimentas de acordo com o contexto
A imagem pessoal é fundamental para garantir uma boa primeira impressão, por isso, procure utilizar roupas adequadas para todos os tipos de ocasiões.
Alinhe suas vestimentas ao tipo de interação que você vai ter com os outros, evitando excesso de descontração em momentos formais e excesso de formalidade em eventos mais casuais, por exemplo.
2. Use as palavras mágicas
Na infância, somos ensinados a utilizar expressões como "por favor", "obrigado", "com licença" e "bom dia/boa tarde/boa noite" com frequência. Essas palavras não podem faltar na comunicação elegante.
Utilizar esse tipo de expressão demonstra respeito pelos outros e são uma ótima maneira de estabelecer conexões harmoniosas com todos.
3. Linguagem corporal e vocabulário adequados
A postura, o olhar e o vocabulário fazem a diferença na comunicação, por exemplo, manter contato visual é uma clara demonstração de respeito e atenção.
O vocabulário é fundamental para estabelecer clareza na comunicação. É importante evitar gírias em certos contextos, por exemplo, além de não utilizar palavras formais demais em situações casuais.
4. Cuidado no volume da voz
Falar muito alto pode ser desagradável para a maioria das pessoas, soando com agressividade e até invasão de espaço privado.
Tudo bem falar um pouco mais alto se seu desejo for chamar a atenção de todos, mas esse tipo de comunicação deve ser momentânea.
5. Cortesia universal
Se comunique de maneira educada e elegante com todas as pessoas, sem exceções. Estranhos, funcionários de estabelecimentos ou pessoas que esbarram com você na rua, por exemplo, merecem um tratamento respeitoso.
A forma como você se comunica com todos, especialmente com quem é de fora do seu círculo íntimo, diz muito sobre quem você é.
6. Cuidado com a intimidade
Não trate a todos com a mesma intimidade que você trata sua família e seus amigos, especialmente aqueles com quem você não tem nenhuma relação de proximidade.
Evite certos apelidos mais íntimos, por exemplo, ou fazer perguntas muito inconvenientes com quem você não tem intimidade.
7. Aprenda a ouvir
Pessoas elegantes na comunicação sabem a hora de parar de falar e começar a ouvir, demonstrando, com sua linguagem corporal, sinais de atenção.
Ao conversar com alguém, não monopolize as falas. Ouça com carinho e interesse tudo o que essa pessoa tem a te dizer para criar um diálogo equilibrado e cordial.
8. Discorde com classe
Quando estamos diante de opiniões muito diferentes, é importante não perder a classe e expressar nossas perspectivas com respeito.
Reconheça o ponto de vista alheio, mesmo se você não concordar, evitando ataques pessoais e comunicação agressiva.
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