Auroras boreais podem ser vistas até hoje (31/07); Saiba mais sobre o fenômeno

A NOAA emitiu um alerta sobre uma nova tempestade solar que poderá causar auroras boreais nos EUA e Europa e auroras austrais na Austrália.

Publicado em 31/07/2024 às 11:17

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu um alerta sobre uma nova tempestade solar.

De acordo com a agência, a atividade solar elevada, marcada por ejeções de massa coronal (CMEs), erupções solares e erupções de filamentos, poderá causar a aparição de auroras boreais no norte dos Estados Unidos e Europa, além de auroras austrais no sul da Austrália.

Esse fenômeno luminoso espetacular, resultado da interação de partículas solares com a atmosfera terrestre, poderá ser observado até esta quinta-feira.

"Ainda estão ocorrendo CMEs adicionais devido ao número de regiões ativas e aos grupos complexos de manchas solares, e são possíveis novas chegadas de CMEs”, afirmou a NOAA, segundo o jornal O Globo.

Como funciona as explosões solares?

As poderosas explosões na superfície do Sol, conhecidas como erupções solares, liberam grandes quantidades de radiação eletromagnética.

Foi uma dessas erupções que desencadeou a mais intensa tempestade solar a atingir a Terra nas últimas duas décadas.

iStock
A aurora furou a aurora sobre as montanhas de alaska à noite - iStock

Tags

Autor