Como a Avon Internacional usa IA para melhorar a demanda de cosméticos?
Utilizando as ferramentas de inteligência artificial da Blue Yonder, a empresa pode aumentar a precisão e eficiência de suas operações.

Não é nenhuma novidade que o mercado do autocuidado e bem-estar está em alta nos últimos anos. Com a busca crescente pela pele perfeita, a indústria de cosméticos está experimentando um crescimento expansivo em todo o mundo.
Depois do boom no mundo da beleza, especialmente depois da pandemia, a empresa de estatística online, Statista prevê que sejam atingidas receitas de quase US$ 129 bilhões até o ano de 2028.
E o que isso impacta no nosso dia a dia?
Com o crescimento acelerado da indústria, há um aumento ainda maior da concorrência e competição entre as empresas, que lutam para conquistar um espaço e se destacar em meio a tantos produtos criados diariamente.
Dessa forma, o consumidor final pode obter um produto com uma melhor eficiência operacional, soluções avançadas e ainda a inclusão mediante a acessibildiade.
Uma empresa que soube responder bem a esse estímulo foi a Avon Internacional, que optou por realizar uma parceria com a Blue Yonder, empresa de gerenciamento de cadeia de suprimentos.
Conhecida por soluções inovadoras de última geração, a junção dos dois grupos resultou em um projeto que tem como base entender a visão de seus consumidores e integrar a Inteligência Artificial no planejamento de demanda, aumento da agilidade na tomada de decisões e ainda compreender de maneira mais acertiva à dinâmica do mercado.
Ao Women's Wear Daily, Maciej Kaniowski, diretor de operações da Avon International revelou a intenção do projeto.
“A Avon International está comprometida em se transformar para atender às necessidades de seus clientes, representantes e parceiros, mantendo-se fiel ao seu modelo de negócios e valores”, afirmou.
“A Avon International reconheceu a necessidade de uma abordagem mais integrada ao planejamento de demanda para dar suporte a essa transformação global em todos os canais. Após um processo de seleção completo, a Blue Yonder foi escolhida por suas soluções abrangentes e capacidades inovadoras que atenderam a todas as necessidades da Avon International.”
Demanda global
Essa iniciativa conseguiu entregar soluções digitais de maneira eficaz, atingindo mais de 40 países na Europa e Ásia-Pacífico.
Com a ajuda dos recursos avançados de inteligência artificial e aprendizado de máquina, também foi possível desenvolver previsões de campanhas, preços, promoções, temporalidade e ainda o posicionamento do catálogo.
Por menores que sejam, essas soluções são cruciais para lidar com o gerenciamento de uma empresa desse nível.
"Esses fatores “são cruciais” para previsões precisas, mas geralmente são desafiadores de gerenciar com modelagem tradicional de séries temporais", disse Tom Gregorchik, vice-presidente de estratégia da indústria na Blue Yonder, ao WWD.
“Como a Blue Yonder opera globalmente entre as cadeias de suprimentos mais complexas, ela pode dar suporte às operações extensivas de empresas de bens de consumo como a Avon, dando à empresa a capacidade de levar em conta as diferenças regionais nas cadeias de suprimentos de bens de consumo embalados”, acrescentou.
“A Blue Yonder Platform, alimentada pela Snowflake, permite que os clientes da Blue Yonder acessem, compartilhem e consumam dados governados ao vivo, conjuntos de dados específicos do setor e serviços de dados em escala — sem a latência, o custo e o esforço necessários com os mercados tradicionais. Ao alavancar a Snowflake Data Cloud, [a Avon] pode tomar decisões de ponta a ponta da cadeia de suprimentos rapidamente para que possa se adaptar para superar interrupções e atender às expectativas do consumidor", finalizou Tom.
Além de utilizar a tecnologia no seu dia a dia, a Blue Yonder também incentivou e forneceu um treinamento intensivo para todos os membros da equipe Avon, garantindo que o uso da ferramenta de IA seja eficaz e bem utilizado.
“Este serviço ajuda os clientes a trabalhar de forma mais eficiente e independente, fornecendo recursos de aprendizagem contínua específicos para suas necessidades, incluindo programas de treinamento personalizados que contêm uma plataforma de aprendizagem destinada a reduzir os tempos de treinamento para novos funcionários."
Ainda segundo Tom, o serviço é personalizado de acordo com as necessidades do grupo, que devem lidar com um sistema de gerenciamento que facilite as atividades diárias.
"Esses programas são adaptados para atender às necessidades específicas da Avon, garantindo que suas equipes estejam bem equipadas para lidar com os novos sistemas e permitindo que suas equipes se adaptem às mudanças nas condições de mercado e dinâmicas externas, mantendo uma cadeia de suprimentos ágil e competitiva .”
Apesar de ser uma nova área que ainda está sendo explorada, o uso da IA no mercado da beleza pode oferecer um conhecimento maior sobre a demanda, tendências, ofertas, dinâmicas de estoque e ainda a colaboração com fornecedores.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional. Para obter orientações específicas sobre cuidados de beleza, tratamentos estéticos ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um especialista na área.”