O Boticário: Com R$ 30 bi em vendas, entenda a história por trás da ascensão do grupo
O que começou com uma pequena farmácia, tornou-se uma das empresas mais rentáveis e populares do ramo brasileiro de beleza e cosméticos.
Entre 2022 e 2023, o grupo O Boticário alcançou R$ 30,8 bilhões em vendas globais, um número que impressiona e destaca a grandeza do império construído pela marca.
Esse resultado representa ainda um aumento de 30,5% em comparação com o período anterior.
O sucesso da empresa não é por acaso; ao longo dos anos, suas linhas de produtos têm apostado em uma palavra que está se tornando cada vez mais comum no empreendedorismo: inovação.
Mas o que foi a grande chave para a ascesão do O Boticário?
Em geral, existem diversos fatores para o crescimento de um nome na indústria; para O Boticário, investir em suas franquias pode ter sido a virada de chave essencial para o sucesso da marca, segundo a Exame.
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers, é a franquia mais presente nos shoppings ao redor do Brasil.
Cerca de 76% dos estabelecimentos possuem uma loja da marca, consolidando sua presença física por todo país.
Antes de ser uma das franquias mais desejadas do mercazo de beleza, a empresa era apenas uma farmácia de manipulação em uma pequena região de Curitiba, no Paraná.
História do O Boticário
Com o desejo de criar uma marca de beleza totalmente nacional, Miguel Krigsner, fundador do O Boticário, resolveu investir na sua primeira loja em 1977.
O negócio logo virou febre, mesmo com poucos anos dentro do mercado. Com um foco personalizado e nichado, os consumidores pareceram estar adeptos à logística da marca.
Com o sucesso em mãos, Miguel deu um passo a mais: em 1980, inaugurou a primeira franquia, em Brasília.
Já em 1986, O Boticário se tornou internacional, com uma nova unidade em Portugal.
A estratégia de expandir os negócios atráves de franquias ao redor do mundo - e do país - alavancou os negócios do grupo de forma exponencial.
Quantas franquias do O Boticário existem?
Alcançar todas as regiões possíveis do Brasil faz parte de um modelo de negócio que trouxe apenas crescimento para a marca nacional.
Para empreendedores, tornou-se uma maneira mais segura e eficaz de abrir um novo negócio, apoiados no sucesso e reputação do grupo.
Ao tota, estima-se que O Boticário possua:
- Cerca de 18 mil colaboradores diretos;
- Franquias em mais de 40 países ao redor do mundo;
- Mais de 4 mil lojas físicas.
Além disso, o grupo ainda é líder de dois dos maiores e-commerces de beleza do Brasil.