Relacionamento

Truques psicológicos para fazer os homens se apaixonarem por você

Recompensas e punições em relacionamentos são reforçadores. Saiba como utilizá-los de forma positiva para fortalecer seus vínculos

Publicado em 23/06/2024 às 16:00
Notícia

Recompensas e punições em relacionamentos, conhecidos como reforçadores, surgem de uma dinâmica inconsciente. Reforçamos comportamentos positivos para que se repitam e estabelecemos limites para os negativos.

De acordo com Psicología y Mente, os reforçadores são fundamentais na terapia comportamental, pois influenciam o bem-estar ao lado de outra pessoa. O reforço intermitente, quando há alternância entre afeto e indiferença, pode levar a ansiedade e caos, sendo uma dinâmica tóxica em certos relacionamentos.

Reforçadores podem ser estímulos que aumentam a probabilidade de um comportamento se repetir, podendo ser usados positivamente em relacionamentos românticos ou de amizade. Eles se dividem em primários, que satisfazem necessidades biológicas, e secundários, que adquirem capacidade reforçadora através de associação com os primários.

Na prática, um comportamento positivo pode ser recompensado com elogios, refeições favoritas, abraços, beijos, atividades prazerosas, ou presentes. A reciprocidade é esperada, criando um ciclo positivo. No entanto, reforços não devem ser aplicados a comportamentos negativos para não normalizá-los na relação.

*Com informações do Metro

Tags

Autor