Doramas

Doramas conquistam o Brasil e Rakuten Viki deseja ganhar mercado de entretenimento

Os brasileiros estão se juntando à explosão dos doramas pelo mundo! Confira quais são os planos do streaming Viki para crescer no Brasil.

Imagem do autor
Cadastrado por

Thallys Menezes

Publicado em 20/06/2024 às 18:03
Notícia

Os doramas estão em alta!

Produzidas em países como Japão, Coreia do Sul e Tailândia, esse conjunto de obras dos mais diversos gêneros tem se popularizado entre os brasileiros por meio de streamings como a Netflix e o Rakuten Viki.

O Viki, que pertence ao conglomerado empresarial japonês Rakuten, é uma das formas mais populares de consumir doramas no país e vem preparando terreno para seguir crescendo. Saiba mais a seguir!

Viki cresce no Brasil com doramas e se preparar para avançar

Reprodução/ Netflix
Imagem do dorama "Meninos Antes de Flores" - Reprodução/ Netflix

Brasileiros foram conquistados pelo Viki e já acumulam quase 10 milhões dentre os 90 milhões de usuários estão registrados na plataforma em todo o mundo, com um aumento anual de 45% do público no Brasil.

Sam Wu, CEO da Rakuten Viki, destacou em entrevista à Exame, que o Brasil virou foco dacompanhia por conta do apreço dos usuários por países asiáticos.

"Nos últimos anos, iniciamos esforços de marketing no país para alcançar fãs locais de conteúdo asiático. Nossas operações de comunicação envolvem esforços nas redes sociais", revelou o executivo. Entre o esforço estão a criação de contas no Instagram e no TikTok.

A companhia também está considerando participar de eventos locais, com o objetivo de se aproximar do público brasileiro.

"Queremos garantir legendas em português de alta qualidade e continuaremos a explorar maneiras de expandir nosso serviço", destacou Sam Wu.

Doramas tailandeses são mais populares no Viki?

Divulgação/GMMTV
Protagonistas do dorama BL "Bad Buddy" - Divulgação/GMMTV

O CEO da Rakuten Viki destaca ainda que, para surpresa de muitos, as séries tailandesas são as mais populares entre os brasileiros no Viki, contabilizando 57% das visualizações da plataforma. O crescimento do conteúdo da Tailândia chegou a 188% em 2023.

"É um país conhecido por produzir conteúdos divertidos e de alta qualidade. Isso deve ter sido particularmente interessante aos brasileiros", destacou o CEO da Viki.

Produções chinesas, por sua vez, acumulam 36% e coreanas, 25%.

Por que brasileiros gostam tanto de doramas?

Os consumo de doramas e outras produções asiáticas cresceu em seis vezes entre 2019 e 2022, segundo levantamento da Netflix.

No primeiro semestre de 2023, ao menos 16 doramas alcançaram o Top 10 de obras mais vistas da Netflix no Brasil.

Mas afinal, por que os brasileiros gostam tanto dessas histórias?

"Os dramas coreanos oferecem histórias envolventes em gêneros que já são populares no Brasil, como romance, drama e fantasia. Eles também compartilham algumas semelhanças com o formato de novelas, com as quais os brasileiros estão familiarizados".

""A proposta é levar ainda mais conteúdo ao público brasileiro e tornar o entretenimento asiático mais acessível", destacou Sam Wu.

"Além da nossa vasta seleção, oferecemos legendas em mais de 150 idiomas, que fornecem informações contextuais com o apoio da nossa comunidade, permitindo uma nova experiência de visualização".

Fonte: Exame

Tags

Autor